Encontro do Clero

EM FÁTIMA DE SÃO LOURENÇO

Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2020 os presbíteros da diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniram para um encontro de avaliação, programação e confraternização. O evento realizou-se na Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço.

Após oração inicial Dom Juventino encaminhou uma reflexão situando os presbíteros e a Igreja nos tempos atuais à luz da Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”. Salientou que estamos num tempo existencial, de sofrimento, de desemprego. Dai a importância da presença dos presbíteros na escuta e na atenção às pessoas. “A realidade atual nos faz sentir a fragilidade e que de certa maneira nos sentimos despreparados para enfrentar os desafios que o tempo atual nos pede”. O bispo também lembrou: “A pandemia é uma alavanca para mudanças. A pandemia atacou o corpo e a alma, a existência, a vida. Ensina-nos a olhar para os problemas como oportunidade”. Nunca podemos esquecer a tarde de abril, com o papa sozinho na praça São Pedro, num entardecer, chuva e nuvens. O Papa não quis desistir diante da pandemia e citou Mc 4,35-41, onde todos no mesmo barco. Por vezes nós achávamos que eram os outros que sofrem, que passam fome, que não tem moradia, agora também nós estamos sujeitos à mesma vulnerabilidade. É preciso remar juntos. Ter mútuo encorajamento. Lembro ainda que vivemos um tempo de modificar o coração e de redescobrir os sinais do Reino no meio de nós. (cf FT 64)

Ato continuo, Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano de Pastoral enfocou resultado de pesquisa realizada entre os presbíteros, coordenações, CPP, religiosos e religiosas e Povo de Deus. Essa pesquisa tem como finalidade levantar dados sobre a realidade eclesial e pastoral com o objetivo de preparar o Novo Plano Diocesano de Pastoral. Esse tema ocupou dois terço do tempo do encontro. Outros assuntos também foram apresentados como: Construção do calendário do ano de 2021, – Seminários e Pastoral Vocacional com Pe. Jhony e Pe. José Moreira; passos da realização do 15º Encontro das CEBS, a formação permanente dos presbíteros.

Merecem destaque a confraternização realizada à noite do dia 01 e a concelebração da eucaristia como ponto culminante do encontro. Todos os cuidados sanitários foram tomados neste tempo de pandemia. Também os seminaristas do propedêutico estiveram presentes para a interação com os presbíteros.

Pastoral da Comunicação – Pascom