Brasão Memorial

EM FÁTIMA DE SÃO LOURENÇO

Na manhã do dia 04 de novembro de 2020 a Comissão de Reforma da Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço, justamente com os freis franciscanos e o Bispo Dom Juventino Kestering foi recolocado o brasão que identificava o antigo seminário em Fátima de São Lourenço. Trazido da Alemanha pelos padres Franciscanos, foi colocado na faixada da construção. Com a reforma e a necessária retirada para execução de obras, o mesmo se partiu em vários pedaços. Passados anos o brasão foi reconstruído e recolocado. É de autoria do artesão Beo, de Santa Elvira. Para selar este dia, a antiga comissão responsável pela reforma esteve presente no ato de fixação, na celebração de ação de graças e no almoço comemorativo.

A construção da citada casa, data de 1952. Já foi seminário, escola, sede de cooperativa. A partir de 1969 passou a ser propriedade da Diocese com a finalidade de ser Casa de Formação de leigos/as da diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

No dia 13 de setembro de 2010 teve início a reforma da Casa de Encontros de Fátima de São Lourenço. No conjunto, a chamada de 1ª etapa, constava da restauração da ala central: Restar e ampliar o auditório, a capela, o hall de entrada, ampliar o refeitório, adequar a cozinha às exigências sanitárias, trocar todo telhado, a instalação elétrica, foro, portas, janelas e pintura. Antes de esta fase estar em linha de acabamento percebeu-se a necessidade da 2ª etapa que era a construção de dois dormitórios com capacidade para 64 camas, organizados em quatro camas por quarto, com um conjunto de banheiro interno. Em construção dos dois dormitórios surgiu a necessidade de banheiros externos e fazendo uma junção construiu-se o terceiro pavilhão.

Para realização desta obra a comissão, juntamente com todos os padres e lideranças lançaram uma campanha de ajuda gratuita dos católicos, durante 12 meses. Cada católico foi livre na doação de acordo com sua condição econômica. A família levava para casa um calendário e no final do mês depositava num envelope uma quantia para esta finalidade. Também o movimento de Cursilho de Cristandade vendeu um terreno e aplicou nesta finalidade, bem como a diocese de desfez de um imóvel em Fátima de São Lourenço. Após três anos de trabalhos, em setembro de 2013, a obra estava em condições de uso para encontros, retiros, assembleias.

A comissão que assumiu a reforma do prédio era composta das seguintes lideranças: Alberto Hern, Miguel Weber, Egno Martins, José Carlos Sartori, Hugo Weis, Júnior Garcia, Clemente e o engenheiro Luiz Lambert, além de inúmeras pessoas que doaram tempo, recursos e sugestões positivas. A Diocese de Rondonópolis-Guiratinga mais uma vez agradece aos valorosos leigos e leigas pela dedicação e amor à Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço.

Pastoral da Comunicação – Pascom