Visita do Provincial Lassalista

IRMÃOS LASSALISTA

Entre os dias 26 e 27 de outubro de 2020, o provincial dos Lassalistas, Irmão Olavo José Dalvit e membro do Conselho, Irmão Jorge Bieluczyk estiveram em visita à Escola La Salle em Rondonópolis. Na manhã do dia 27, em audiência com o bispo dom Juventino Kestering foram tratados diversos assuntos relativos à educação, à escola La Salle e pedagogia e espiritualidade lassalista.

A congregação, de irmãos foi fundada por São João Batista de La Salle em 1680 na França com presença na educação. Os Irmãos lassalistas são homens que, seguindo o chamado do Senhor, se consagram totalmente a Ele através dos votos religiosos do serviço educativo aos pobres, da estabilidade no Instituto, de pobreza, castidade e obediência.

Dedicam sua vida, seus conhecimentos e competências à missão da educação humana e cristã das crianças e jovens, especialmente dos mais pobres. Portanto, os Irmãos de La Salle são religiosos educadores, dedicados, da manhã à noite, à sua missão educativa

Chegaram ao Brasil em 1907. Hoje, cento de treze anos depois, as unidades educativas e de assistência social em que os Irmãos atuam estão presentes em nove estados brasileiros e no Distrito Federal..

A Associação Brasileira de Educadores Lassalistas instalou-se em Rondonópolis em 1963 para assumir o Ginásio La Salle, a pedido do então bispo dom Wunibaldo Talleur que providenciou a construção do atual prédio. Cinquenta e sete anos já se passaram, mas a escola está viva, atuante e em destaque na cidade de Rondonópolis. Em base no tripé de La Salle: “Fé-Fraternidade-Serviço” a Escola prima pela compreensão de educação proposto por La Salle: “Cuidar e educar de maneira virtuosa os homens/mulheres e viver sempre em grupos em prol da educação”. “A pedagogia Lassalista é muito abrangente de qualidade que procura sempre o intercâmbio entre o educando e o educador, visando a elevação dos níveis de formação, enriquecendo profissionalmente os educadores”.

Em Rondonópolis e no Estado de Mato Grosso a escola La Salle é referencia em decorrência do alto índice de aproveitamento dos alunos bem como o projeto educativo desenvolvido na escola.

Conforme autos da Congregação “A escola vivencia no seu coração a pedagogia, a experiência vivida, os valores transmitidos, a fé fortalecida, a dignidade humana respeitada, a ética decorrente de educação de qualidade, cristãos que testemunham a fé e cidadãos conscientes de seus deveres. Neste tempo em que os valores básicos estão sendo minada, a dignidade da pessoa relativizada, a fé distante da vida a educação há de encontrar novos rumos, unindo os esforços da proposta educadora da Escola La Salle, com o apoio da família na educação de seus filhos”.

Há um intercâmbio fraterno entre a diocese e a Escola La Salle, pois diariamente centenas de crianças, adolescentes e jovens, professores/as e servidores/as passam em frente à Sede da Diocese. A alegria, a jovialidade, o sorriso das novas gerações apontam para novos rumos da humanidade, pois a Escola La Salle é como luz que ilumina para um horizonte de valores, de fé e de vida.

Pastoral da comunicação – Pascom