Reunião do Secretariado e Coordenação

REUNIÃO ONLINE

Na manhã do dia 24 de outubro de 2020, das 8:00 às 11:30 horas, de maneira remota reuniram-se os integrantes do Secretariado do 15º Intereclesial juntamente com a Coordenação Nacional das CEbs. O encontro desenvolveu a seguinte pauta de assuntos:

Oração inicial à luz de Lucas 12,6-9, a figueira cuidada produziu frutos e palavra de acolhida de Dom Juventino Kestering. Em seguida, sob a coordenação de Padre José Éder, da coordenação do Secretariado, solicitou à Maria Istélia e ao Rinaldo para apresentarem de forma sintetizada o relatório da última reunião do Secretariado com a Coordenação Nacional das CEBs realizada em julho passado, destacando a consulta e a mudança da data do 15º Intereclesial de 2022, para 18 a 22 de julho de 2023;  a elaboração do texto base; o planejamento sobre a formação, a missão da Ampliada Nacional, comunicação nas CEBs e sustentabilidade. Comentou-se também sobre o símbolo que vai percorrer os regionais e as dioceses de Mato Grosso, juntamente com os roteiros celebratios, a oração do 15º Intereclesial, a celebração do dia 15 de cada mês, a necessidade de um esboço do Projeto do 15º Intereclesial: atividades, ações e prospectivas.

Comentou-se também sobre o momento eclesial atual, com críticas, posições fechadas, tradicionalismo, distorções sobre as comunidades. Insistiu-se em “ousar naquilo que acreditamos” e ao mesmo tempo apresentar um perfil eclesiológico de comunidade como algo experiencial, espiritual, integrador, projeto de Jesus. Celso recordou que vivemos um momento eclesial em nível de Brasil, de América Latina e que é preciso ter estratégias, visitas, perdão, acolhida, sinodalidade. Neste tempo de preparação para o 15º Intereclesial optou-se em insistir: Nós que acreditam no processo das CEBS, apresentar um jeito de ser Igreja, ser fermente, pequena porção, mas que leveda a massa; oferecer o gosto de ser Igreja, de ser comunidade, ir ao encontro, mas com os pés no chão diante da realidade familiar, social, cultural, política, econômica, cultural e religiosa que o momento atual a humanidade passa.

Dom Juventino fez breves comentários sobre o Marco Regencial, que basicamente está pronto, apesar de ser um texto em contínuo aperfeiçoamento. Tem como finalidade ser um marco, um rumo para o secretariado, os regionais. Porem salientou que cada Regional deverá aperfeiçoar, modificar e adaptar segundo a realidade. O lançamento oficial está previsto para o dia 15 de dezembro de 2020.

Irma Téia apresentou o esquema do Texto Base que está em elaboração: Parte do Marco Referencial, adentra no tema, lema do Intereclesial, um capitulo sobre o ver, o iluminar e as prospectivas de futuro. Inclui também capitulo sobre a Igreja em saída, as CEBs nas cidades, a sinodalidade nas CEbs, com perguntas orientativas. O texto no seu esboço estará pronto em julho de 2021.

Em seguida adentrou-se na construção da pauta da Ampliada virtual que será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2021, nos horários de 8(9) às 11(12) horas e das 14(15 às 16(17) horas. A Ampliada presencial está programada para os dias 22 a 25 de julho de 2021, em Rondonópolis.

Na ocasião Adilsom José também insistiu no macro planejamento em especial levando em conta os projetos de sustentabilidade e processo formativo, informático e motivador para a realização do Intereclesial. Padre José Éder levantou a questão se realmente as cartas estão chegando às comunidades e perguntou o que se pode fazer para que as mesmas cheguem às bases, sejam lidas e comentadas. Ainda Maria Aparecida apresentou os valores para a confecção dos símbolos pequenos e grandes.

Dezoito pessoas participaram da videoconferência entre integrantes do Secretariado do 15º Intereclesial e integrantes da Coordenação Nacional das CEBs. Às 11:30 horas padre José solicitou que o bispo fizesse o agradecimento, a oração e benção final. Agradecidos, sorridentes todos avaliaram como um encontro frutuoso.

Pastoral da Comunicação – Pascom