Pastoral da Mulher Marginalizada

 

 

Pastoral da Mulher Marginalizada é uma pastoral social que há mais de 50 anos atua em âmbito nacional. Está ligada ao Setor de Pastoral Social da CNBB (Comissão Nacional dos Bispos do Brasil), sendo designada pela sigla PMM. Possui três frentes de ação: 1) Enfretamento e combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; 2) Enfrentamento e combate ao tráfico de pessoas; 3) Atendimento às mulheres em situação de prostituição.

                   Para a PMM as violações de Direitos Humanos que ocorrem nas três frentes de atuação são caracterizadas crimes. Esses crimes são praticamente invisíveis visto que, os gritos das vítimas dificilmente são ouvidos pela sociedade de forma geral, por isso a PMM dedica-se ao trabalho exclusivo e direto nestas áreas de atuação, possibilitando fazer o enfretamento a estas violações e trazer presente as mazelas sociais, buscando que as vítimas destes crimes sejam tratadas como sujeitos sociais de direitos e deveres.

                   Em Rondonópolis/MT a Equipe Renascer da PMM atua desde 1.994 nas três frentes de ação e, vem realizando para os adolescentes, as mulheres em situação de prostituição e diversos segmentos da sociedade palestras, seminários, vídeos, oficinas temáticas, formação/capacitação dentre outras ações sobre as graves violações de  direito.

                   No início eram falas solitárias com pouca repercussão, porém, gradativamente os gritos foram tendo ecos e passaram a encher auditórios em seus eventos e serem solicitados em clubes de serviço, escolas, faculdades dentre outros, para discorrer sobre a problemática. Em suas ações, a Equipe Renascer, levou instituições como o Ministério Público do Trabalho, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso virem a ser parceiros pontuais e, ainda,  a Missão Central Franciscana, instituição que proporciona as condições para que as atividades possam ser desenvolvidas de forma continuada.

                   A partir do ano 2000, a Equipe Renascer passou a desenvolver suas atividades em outros municípios do estado de Mato Grosso (Pedra Preta, Várzea Grande, Jaciara, Juscimeira), disseminando o enfrentamento à exploração sexual, tráfico humano e os direitos violados das mulheres em situação de prostituição. Participou e participa de ações, como ouvinte ou palestrante, em nível estadual e nacional e sobre tráfico de pessoas, também ministrou palestras internacionais sobre a temática.

                   Nosso compromisso é levar o Evangelho, portanto o Amor principalmente àquelas e aqueles que são marginalizados. A PMM entende que realiza este ato por ter suas principais atividades voltadas para as adolescentes explorada sexualmente e as mulheres em situação de prostituição.

                   Neste ano de 2020, a pandemia do COVID 19 nos obrigou a reestruturar nossas atividades programadas. Interrompemos algumas atividades em curso, porém o trabalho não parou, pois as vítimas das violações de direitos, tornaram-se ainda mais vulneráveis no atual contexto.

  Assim, foram realizadas 18 reuniões nas quais a equipe Renascer priorizou o caminho da partilha, da escuta e da interação para garantir a informação, reflexão, sensibilização e o aprendizado dos parceiros envolvidos nas atividades da PMM; 05 palestras para as comunidades falando sobre violência sexual contra crianças e adolescentes e os danos resultantes desta violação que é um desafio, pois é sabido  que a solução e as causas desses problemas passam por várias questões; culturais, sociais, econômicas, psíquicas, falta de continuidade nas políticas públicas de enfrentamento e combate ao mesmo e a invisibilidade deste crime  são fatores que favorecem sua continuidade. Por outro lado, falar sobre essas violências contribui para a reflexão e favorece uma oportunidade para que as famílias entendam esta violação como crime. Ainda foram realizadas no primeiro trimestre 03 oficinas com crianças e adolescentes, abordando a mesma temática das palestras acima citadas, também executou seminário online no último dia 22 de setembro e executará no próximo dia 13 de outubro a segunda parte do referido seminário, neste ato teremos a alegria da participação de Dom Juventino.

 Ainda como convidada do CETRAP- Comitê Enfrentamento ao Tráfico Humano do Estado de Mato Grosso e do Secretariado Nacional da PMM a Equipe Renascer realizou formação e seminários sobre as temáticas do tráfico humano e violência sexual.

A Equipe teve a alegria de ministrar a formação para uma nova equipe que atuará em Jaciara.

Em relação às mulheres em situação de prostituição foram realizadas 06 rodas de conversas, 03 oficinas sobre saúde integral, realização de 61 exames (HIV, Sífilis, Hepatite e COVID-19) e  visitas aos pontos de prostituição.

Estão agendadas para outubro, oficinas com as mulheres em situação de prostituição, palestras para a comunidade, celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida com as crianças e seus familiares,  seminário online e abordagens, respeitando-se o distanciamento, número reduzido de pessoas e os cuidados com a prevenção ao Covid 19.

A Equipe Renascer tem tido um bonito trabalho de distribuição de cestas básicas, atendendo as mulheres, bem como famílias carentes das periferias de Rondonópolis, para esta atividade, contou com o apoio da Missão Central Franciscana, Ministério Público do Trabalho e do Mesa Brasil, instituições que, em nome de todas as famílias beneficiadas, agradecemos  e rogamos a Deus bênçãos sobre todas/os.

A Equipe Renascer é movida pela mola propulsora da fé, que a leva a abraçar com garra e coragem sua missão de lutar contra todo tipo de violência, opressão e discriminação.

De maneira especial a Equipe Renascer agradece a Dom Juventino Kestering que muito mais que ajuda financeira, proporciona, o apoio de um pastor afetivo e cuidadoso.

 

 

Iolanda Leão