Fé e Alegria na Aldeia

CELEBRAÇÃO DO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DAS CRIANÇAS

Apesar do cenário de destruição causado pelos incêndios no Pantanal, com quilômetros e quilômetros de mata queimada, árvores em carvão, vegetação destruída, a vida na aldeia Córrego Grande, no dia 12 de outubro de 2020 foi marcada por fé e alegria. O povo da etnia indígena Bororo em quatro reservas situadas no Sul do Estado de Mato Grosso, (Perigara, Piebaga, Tadarimana e Gomes Carneiro) mais precisamente na diocese de Rondonópolis-Guiratinga, celebrou o dia de Nossa Senhora Aparecida e dia da criança.

Com antecedência os professores da escola, as lideranças da comunidade, especialmente as mãe prepararam com esmero esse dia. Com ajuda da diocese, de pessoas da cidade de Rondonópolis, Pedra Preta, Vitória (ES), cada um/a partilhando um pouco, a comunidade pode organizar a festa das crianças. Elas merecem, pois há mais de seis messes, em decorrência da pandemia, estão isoladas, com uso de máscara em meio às queimadas e fumaça. O dia de Nossa Senhora Aparecida foi como um suspiro de liberdade, de alegria e de fé.

Foi maravilhosa a participação da comunidade, fazendo pães, bolos, pipoca, cachorro quente para alimentar o olhar brilhoso e esperançoso das crianças. Entre a cultura bororo, as crianças são sempre as primeiras a serem alimentadas.

A parte religiosa foi preparada pela missionaria Silvia Pinheiro que reside na aldeia. Já na véspera o bispo dom Juventino se deslocou para a aldeia e conviveu com os povos indígenas, visitando casas, participando do esporte, conversando com lideranças. No dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida e dia da criança, logo após o amanhecer as crianças já foram se reunindo no espaço da escola. Às 8:30 horas com participação dos alunos da escola, as mães e pais, os avós e lideranças da aldeia, Dom Juventino presidiu a celebração. Momento especial foi a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a acolhida do livro da Palavra de Deus. A comunidade cantava e rezava com fervor e alegria.

Após a celebração iniciaram as mensagens, distribuição de lanche para crianças e todos os alunos e todos os adultos. Dom Juventino, em nome da diocese e de pessoas voluntárias da cidade de Rondonópolis entregou os brinquedos às lideranças para a distribuição às crianças bem como material esportivo para os adultos.

A alegria tomou conta. Cantavam canções em português, em língua Bororo expressando a alegria pela celebração do dia da criança.

Ao meio dia, com ajuda de muitas pessoas e entidades o cacique Bruno com as lideranças ofereceram almoço para toda comunidade. Assim eles classificaram “como sendo um dia fé, festa e de bênçãos de Deus sobre a aldeia”.

Pastoral da Comunicação – Pascom