Pastoral da Mulher Marginalizada

FORMAÇÃO EM JACIARA

No dia 22 de Setembro de 2020 das 8:00 h as 17:00 horas, na Cidade de Jaciara – MT, a equipe Renascer da Pastoral da Mulher Marginalizada, realizou uma formação para equipe residente da Cidade de Jaciara, onde contou com a presença do pároco Jefferson Klayton. V. de Aragão da paróquia São Francisco de Assis, qual fez a abertura inicial desta formação.

No período matutino refletiram sobre o papel da pastoral social e suas finalidades para com o meio social. Á responsabilidade dos agentes em compreender que quando estão realizando o trabalho nas bases, estão vivendo a ação concreta da Igreja, que é servir aos que precisam, ir em busca do irmão como Cristo Jesus ensinou em seu Evangelho de amor.

Assim destacaram três premissas fundamentais do trabalho da PMM.

• Missão
  • Três frente de ações das pastorais
  • A forma adequado de realizar as atividades da PMM

No período da tarde o tema debatido foi  “Abuso e Exploração Sexual” , seus sinais e sintomas.

Ressaltaram a importância, de que a luta contra a violência e abuso sexual, não seja um caso particular, somente da pastoral ou da justiça, e sim o dever de toda a sociedade lutar pelo bem estar das crianças, mulheres e aqueles que tiverem seus direitos violados.

Orientaram sobre o tráfico de pessoas e seus tipos de seduções, as violações que ocorre, a finalidade do crime que é voltado na maioria das vezes para exploração sexual.E suas indulgencias, invisibilidades que leva a serem ocultos, com a crença de que exploração sexual não seja um crime.

A Pastoral da Mulher Marginalizada “Tem como missão ser presença solidária, profética e evangélica junto à mulher, adolescente, jovem ou adulta em situação ou em risco de prostituição, buscando novas relações de gênero e incentivando o seu protagonismo. Busca apoiar as mulheres em situação de prostituição a exercer sua cidadania, fortalecer sua auto-estima e ampliar seu conhecimento sobre questões sociais, gênero, saúde e trabalho”.

Segundo o relato da coordenadora adjunta Maria Rosely A equipe foi participativa, agradecemos a colaboração de todas, e do padre Jefferson que esteve presente durante todo o encontro. Que a luz do Espírito Santo de Deus, ilumine a caminhada da nova equipe da PMM em nossa Diocese”

Está semana de Setembro, iniciando no dia 23, é celebrada o dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e crianças.Todos contra a violência (disque 100 DIREITOS HUMANOS).

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga