A Primavera vem chegando

Neste dia 22 de setembro do corrente ano inicia no Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a primavera. É caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas, brotar das plantas e o verde. Clima mais ameno, menos quente quanto no verão, e nem tão frio como no inverno.

 

 

primavera é considerada a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre.

Porem neste ano inicia-se a primavera com um triste panorama: Florestas devastadas, grande parte do Pantanal em chamas, rios secando, gemidos de animais, aves e repteis fugindo do fogo, da fumaça e da destruição. Parece que o ser humana se esquece de que reside neste planeta e que se necessita do mesmo para a sobrevivência da raça humana.

Aos 24 de maio de 2015 o Papa Francisco publica a Carta Encíclica “Laudato si” sobre o cuidado da casa comum. “Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, afirma o Papa, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: “Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”. Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”.

E o papa propõe uma “Ecologia Integral” que inclua “claramente a dimensão humana e social… exige pensar e discutir a cerca da condição de vida e de sobrevivência de uma sociedade… e por em questão o desenvolvimento a produção e o consumo”. E aponta para “outro estilo de vida” integrando a natureza, a produção, a ecologia e acima de tudo a pessoa humana. O Papa termina a Encíclica propondo educar para a aliança entre a humanidade e meio ambiente.  “A consciência da gravidade da crise cultural e ecológica precisa de traduzir-se em novos hábitos”, afirma e propõe a “conversão ecológica” como uma das riquezas da espiritualidade cristã que tem como caraterística “um cuidado generoso e cheio de ternura. Em primeiro lugar, implica gratidão e gratuidade, ou seja, um reconhecimento do mundo como dom recebido do amor do Pai, que consequentemente provoca disposições gratuitas de renúncia e gestos generosos, mesmo que ninguém os veja nem agradeça” (LS 220).

Já na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, de 02 de fevereiro de 2020 o Papa Francisco conclama que “A grande ecologia sempre inclui um aspeto educativo, que provoca o desenvolvimento de novos hábitos nas pessoas e nos grupos humanos. Infelizmente, muitos habitantes da Amazónia adquiriram costumes próprios das grandes cidades, onde já estão muito enraizados o consumismo e a cultura do descarte. Não haverá uma ecologia sã e sustentável, capaz de transformar seja o que for, se não mudarem as pessoas, se não forem incentivadas a adotar outro estilo de vida, menos voraz, mais sereno, mais respeitador, menos ansioso, mais fraterno” (QA 58).

Adentrar na primavera é processo de vida. O ser humano necessita do constante renovar-se. Acredito que as lições deste ano, a devastação das florestas, as queimadas, a destruição do planeta sejam alertas para novos rumos e novos hábitos. Um sonho: Que o ano de 2020 seja o último ano de queimada do Pantanal, do Cerrado e da Amazônia. 

 

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano