Dia do Catequista

Pastoral Diocesana de Catequese

Catequista: o que anuncia a Cristo em primeira pessoa.

No mês de agosto a Igreja Católica celebra as vocações, e de modo especial, queremos homenagear todos os Catequistas da Diocese Rondonópolis Guiratinga. Todos os Catequistas são herdeiros da fé, e Jesus disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15).

Neste ano de 2020, todos deparamos com uma situação inesperada, sem planejamento e, de repente, tudo parou! Por causa de um ‘inimigo invisível’ aos nossos olhos nus, mas com um poder imensurável, que nos amedronta. Paramos dias, semanas, sem saber como e o que fazer. Com uma enxurrada de informações que vinham de todos os lados, muitas vezes, sem consistência. Mas, todos buscando uma solução, uma saída para continuar a vida e vencer este “inimigo” invisível que tem um nome: Covid19.

Observamos   meio que   automático, todos nós tínhamos que reaprender como dar continuidade a vida, pois, estávamos vivos, mesmo diante de tantas notícias tristes, mortes de nossos parentes, amigos, enfim…  Tivemos que nos reinventar, e nos sentimos em muitos momentos como um ‘Vaso de Barro’ que estava pronto, bonito e, de repente, quebrou. E agora?

O agora foi se permitir estar 100% de acordo com a Vontade de Deus. Permitir ser um barro na mão do oleiro, este Oleiro que é Deus. “E, no entanto, Senhor, vós sois nosso Pai; nós somos a argila da qual sois o oleiro; todos nós somos modelados por vossas mãos. (Is 64, 8).

Quando estamos nas mãos de Deus, temos segurança. Se cairmos no medo, inseguranças, e nossa vida se desmorona, podemos recomeçar e consertar as coisas com Deus. Então, ele reconstrói o que deu errado, o que está incerto, e nos ajuda a vencer as tempestades nas dificuldades. Não está sendo um processo fácil e nem rápido, mas está sendo a melhor maneira para construir a continuidade da vida pessoal, familiar, e a Missão de Ser Catequista.

Foi nesta certeza de fé, que observamos a remodelação dos Catequistas de nossa Diocese, buscando os meios disponibilizados por Deus, para continuar a exercer a sua vocação. Sendo Porta Voz da Igreja e de Jesus Cristo. No meio desta Pandemia, anunciando, levando a Pessoa de Jesus Cristo, através de seu testemunho, de sua criatividade, utilizando os meios de comunicação disponíveis, cartas, e outras formas de criatividade.

Esse amadurecimento do Querigma (Primeiro Anúncio) e do Amor a Jesus, vocês catequistas demonstraram a função fundamental da vossa vocação, de ajudar a formar a fé dos seus catequizandos, das famílias, proporcionando ajudar para que cada um seja, diariamente, mais semelhante a Cristo. Essa catequese, que está sendo mais do que passar uma doutrina, e sim, comunicar a continuidade da vida, com ousadia, criatividade e entusiasmo.  Demonstrando que Deus está permitindo estes momentos difíceis, mas não nos deixam órfãos. “Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. ”(Mt 28,20).  E esta catequese está demonstrando que podemos estar mais unidos em Deus, na fé como irmãos. Anunciando com alegria a pessoa de Jesus Cristo, que venceu a morte por nós.

O Papa Francisco propõe para, a catequese prestar atenção à via da beleza: “Anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida dum novo esplendor e duma alegria profunda, mesmo no meio das provações” (Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 167).

E neste proposito, os Catequistas da Diocese Rondonópolis Guiratinga, mesmo diante de todas as dificuldades, com distanciamento social para a proteção à vida, não deixaram de levar este amor de Jesus. E a cada dia tendo a certeza que a humanidade precisa sempre mais de Cristo, a Catequese que tem essa missão de fazer ressoar a Boa Nova, não pode parar, mas que possamos ter a plena certeza da vocação de anunciador (a), e da plena verdade:  como disse o apostolo Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20).

Gratidão catequistas, pelo seu SIM, por sua doação de tempo, na catequese, reuniões e formações, zelo e dedicação pela Catequese. Deus continue lhes abençoando em todos os momentos de vossas vidas. Parabéns pelo Dia da Catequista!!!

Juntamente com Dom Juventino Kestering nossos sinceros abraços fraternos de toda Equipe Diocesana de Catequese.

Coordenação Diocesana de Catequese!

Maria Marleide