Encontro de Alegria e partilha

DIA DE SÃO JOÃO VIANNEY

No dia 04 de agosto de 2020, Dom Juventino Kestering juntamente com todos os presbíteros da diocese, tanto diocesanos como religiosos realizaram das 8:30 às 11:00horas uma videoconferência para lembrar o dia do padre. Constou da programação a saudação inicial de dom Juventino com as palavras do tema vocacional: “Amados e chamados por Deus”, tema que inspira e faz reconhecer que cada ser humano é amado por Deus, chamado pelo Pai e enviado a viver de forma plena a sua vocação, como cristãos, de diferentes maneiras, na própria Igreja e na sociedade. O lema escolhido para a vivência do mês: “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5), seguido de momento orante e mensagem do representante dos presbíteros: Padre Arthur Moreira Brito, Padre Lauri e Padre Eriovaldo. Após, dom Juventino encaminhou reflexão sobre o ministério do presbítero: animar e reanimar com base em cinco palavras de uma mensagem do Papa Francisco aos presbíteros: A tribulação-renuncia: Os padres “que fazem da sua vida uma obra de misericórdia em regiões ou situações muitas vezes inóspitas, remotas ou abandonadas, arriscando sua própria vida”. Lembrou também a atitude de gratidão a Deus e ao povo, o ardor missionário que deve arder no coração de pastor junto com o povo em especial os sofridos e a coragem que brota da missão. Momento seguinte, cada presbítero fez sua partilha de vida neste tempo de pandemia e como está escutando, orientando e atendendo o povo. Cada presbítero pode falar da sua experiência neste tempo de pandemia e de sua experiência de ministério.

No final, Padre José Éder fez encaminhamentos Pastorais como a elaboração do Plano Diocesano de Pastoral; a divulgação e utilização do livro grupos de família “Igreja em Acolhida”; notícias sobre a preparação do 15º Intereclesial; informes sobre a Assembleia Diocesana de Pastoral; algumas atividades diocesanas em decorrência da pandemia  diocesano; a animação das foranias, além de orientações sobre economia e administração das paróquias e da diocese.

Os padres avaliaram como muito importante a videoconferência como momento de reencontro e de partilha. Dom Juventino, invocando a proteção de São João Maria Vianney, agradeceu a participação de todos, abençoou os seminários, cada presbítero, as paróquias e a diocese como encerramento.

Pastoral da Comunicação – Pascom