Coordenações de Pastorais movimentos e serviços se reúnem

REUNIÃO ONLINE

Na noite do dia 07 de junho de 2020, das 19:00 às 21:00horas reuniram em forma online os coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e serviços. Com a coordenação de Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano de pastoral a videoconferência teve seguinte pauta: Oração inicial, com a leitura e meditação de Mt 9,33-38, conduzido pelo Padre José Eder;  Palavras de motivação com  Dom Juventino Kestering; Momento de partilha conduzido pelo Padre José: Como cada coordenação está animando a pastoral; movimento e serviço. Que atividades têm sido realizadas neste tempo de pandemia?

Cada participante teve um tempo de dois minutos para fazer os relatos. Ao lado de tantas iniciativas boas e criativas que cada coordenador está se utilizando para animar os integrantes das pastorais, movimentos e serviços, surgem muitos desafios, uma vez que a maioria das iniciativas requer aglomeração, contato. Mas mesmo assim, diante das dificuldades próprias, as redes sociais, ações solidárias, campanhas de solidariedade, leitura da Palavra de Deus, orações, mensagens de ânimo e fortalecimento, apoio emocional tem sido uma característica. Uma das caraterísticas da Igreja Católica nesta pandemia foi a sua dimensão social: Muita doação de cestas básicas, roupas, remédios, máscaras, álcool em gel e outras ações humanitárias para suavizar o sofrimento, o desemprego e mesmo a perda.

Dom Juventino introduziu o assunto sobre a elaboração do Novo Plano diocesano de Pastoral, ano 2021- 2024. Um anteprojeto já está em elaboração, e oportunamente todas as pastorais e movimentos e serviços vão receber para estudo e complementação. Dom Juventino também comentou sobre as atividades programadas que em decorrência da pandemia tiveram que ser suspensas ou mudança de data para o segundo semestre. Ponderou que de maneira geral todas as atividades coletivas provavelmente neste ano não serão realizadas como: Escola de Teologia para leigos; Escola Teológica Catequética (recordou que para os alunos do Curso Teológico Catequético a coordenação diocesana de catequese está elaborando aulas e a cada 15 dias será enviada uma aula para estudo e aprofundamento); o Congresso de Catequese previsto para agosto foi transferido para o ano de 2021; A Caminhada da Família (cada forania verificar se existe ou possibilidade da realização no decorrer do mês de agosto em especial na abertura ou término da Semana da Família, 09 a 16 de agosto); Dom Juventino incentivou o uso do subsídio para grupos de famílias. Neste tempo de pandemia, de valorização da Igreja doméstica é um instrumento importante de oração, de formação e de convívio familiar. Neste ano o subsídio tem como tema: Igreja em Acolhida. O material está à disposição nas paróquias ou na sede da diocese. A Missa dos Santos Óleos normalmente realizada na segunda feira da Semana Santa, em decorrência da pandemia foi projetada para o dia do Sagrado Coração de Jesus ou dia de São João Vianney. Mas tudo indica que também nesta data não vai ser possível a sua realização. Lembrou que a Assembleia Diocesana de Pastoral marcada para novembro está mantida. O Curso sobre Doutrina Social da Igreja, com 86 inscritos foi transferido para o ano de 2021. É um curso promovido pelo Regional Oeste2 em parceria com a diocese. A Escola de formação dos Ministérios teve seu inicio em março, mas foi interrompida. Pensa-se a sua continuidade em forma online.

Fizeram-se presente as coordenações da Obra Kolping, Cáritas Diocesana, Cursilho de Cristandade, Casa bom Samaritano, coordenação diocesana de Catequese, Associação Divina Providencia, Casa Bom Samaritano, Pastoral da mulher marginalizada, Ministros, Pascom diocesana, Pastoral com Moradores de Rua, Renovação Carismática Católica, Pastoral do Idoso, Mães que oram pelos filhos, Pastoral da Criança, Movimento Familiar Cristão, Setor Juventudes, Adolescentes em conflito com a lei, CEBI, Coordenação das Pastorais sociais, Pastoral da Sobriedade, Aldeias Indígenas, Missionários de Santa Terezinha, CRB.

No final, padre José Éder agradeceu a presença e teve como retorno a alegria do encontro, da escuta e de tantas novidades. Dom Juventino através da oração e benção encerrou a reunião online.

Pastoral da Comunicação- Pascom