Em Guiratinga – MT

SÃO JOÃO O PADROEIRO

Na noite do dia 23 de junho, dom Juventino Kestering esteve em Guiratinga, cuja a paróquia tem como padroeiro São João Batista. Padre Aladim Loureiro, o pároco administrador juntamente com as lideranças programaram um novenário religioso, uma vez que a manifestação social, neste ano, em decorrência da pandemia não foi possível organizar. São João está na alma do povo e de longa tradição se realiza a procissão, o novenário, a quermesse, a fogueira, as danças folclóricas, os vivas. Mas neste ano tudo foi suspenso permanecendo apenas a celebração religiosa com os devidos cuidados de distanciamento social, máscaras e uso do álcool gel.

Na homilia da missa dom Juventino na homilia se referiu à imagem de João Batista com a mão erguida. “Ele está apontando para o Cordeiro de Deus que é Jesus, ele está apontando para uma vida honesta, correta, ética na família, na sociedade no cotidiano da vida. Ele está apontando para o seguimento de Jesus” ressaltou o bispo. E a comunidade rezou:

– Ó glorioso São João Batista, profeta e precursor do Altíssimo primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santa Mãe, grande diante do Senhor, pelo dom com que fostes enriquecido desde o seio materno e pela fidelidade no cumprimento da missão recebida de Deus, ajudai- me a escolher a Boa Nova que anunciastes.

– Quero fazer de minha existência uma realização da justiça, do amor, da penitência e da pureza que proclamastes.

– Alcançai- me a graça de pertencer inteiramente ao Reino por vós prenunciado e que está presenta entre nós desde o nascimento de Jesus.

– Alcançai- me também, meu santo protetor, singular devoção à Virgem Maria que, levada pela caridade e pelo desejo de ajudar, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes abençoado com os dons do Espírito Santo.

– Estou certo que, com essas graças e amando até à morte a Jesus e a Maria, salvar-me- ei e, no céu, convosco e com todos os anjos e santos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria, entre delícias e gozos eternos. Amém

Pai Nosso… Ave Maria… Viva São João Batista

A paróquia São João Batista foi fundada em 1933. Já foi sede de diocese e hoje pertence à diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Conta com onze Comunidades Urbanas  (Matriz São João Batista, Com. Santa Maria Bertilla, Com. São Sebastião, Com. Nossa Senhora Imaculada Conceição, Com. São João Bosco, Com. Senhor Divino Espírito Santo, Com. Nossa Senhora Aparecida, Com. Senhor Bom Jesus, Com. Santo Antônio e Santa Luzia e Capela Patronato São José) e com nove Comunidades rurais Com. São Pedro (Tarumã), Com. Laura Vicunã (Ranufo), Com. São Pio X (Vale Rico), Com. Nossa Senhora de Fátima (Brocotá), Com. São João Paulo II (Vale do Prata), Com. Nossa Senhora das Graças (Barreirinho), Com. Santo Antônio (Assentamento), Com. São Pedro (Estrela do Leste), Com. Nossa Senhora Auxiliadora (Alcantilado).

Pastoral da Comunicação – Pascom