Reunião Online da Coordenação de Catequese

COORDENAÇÃO DIOCESANA

Na noite do dia 22 de junho de 2020, de forma online, a coordenação diocesana de catequese da diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniu. Foi uma alegria especial, apesar de não ser de forma presencial, encontrar com gente tão querida e dedicada à catequese. Estavam presente, Marleide, Narlene, Cidinha, Estela, Shirley, João, Isaura, Ivanilce, Carmem, Valdirene. Flavio, Lúcia, dom Juventino.

Num primeiro momento, muito sorriso, expressões de alegria do encontro. Após a oração inicial com invocação do Espirito Santo, cada participante expressou como se sentia, como vai a caminhada da vida. Num segundo momento, Marleide, a coordenadora diocesana de catequese solicitou se cada uma/um expressar sugestões sobre o que se pode fazer em favor dos catequistas e da catequese neste tempo de pandemia. Constatou-se que muita coisa linda está sendo realizado por varias paróquias, mas que de maneira geral a catequese formal e presencial não está acontecendo e nem se pode prever quando será o reinicio.

Após fala de todos e todas assim pode-se sintetizar o resultado do encontro: a) A coordenação precisa se manifestar, através das redes sociais para animar os catequistas, dar vida à catequese e reanimar os desanimados. b) A coordenação está enviando no dia 23 de junho uma carta de animação a todos os catequistas. Marleide e Isaura ficaram encarregadas de encaminhar esta carta. c) Entrar em contato com cada aluno/a do Curso Teológico Catequético, com textos reflexivos, textos de estudo e assim mantê-los animados para continuarem as próximas etapas. d) Fazer videoconferência com as/os coordenadores paroquiais por forania. d) Iniciar as videoconferências com a forania de Rondonópolis, organizados em dois momentos, sendo cinco paróquias por grupo. e) Enviar textos catequéticos, sugestões de atividades, de interação aos coordenadores paroquiais. Sugeriu-se que dom Juventino fizesse uma Live enfocando aspectos da catequese.

Na avaliação final constatou-se que há necessidade da coordenação diocesana estar mais próxima, interagir, ser animadora e cuidadora dos catequistas e ajudar a manter a esperança. Valeu a experiência e todos/as estão dispostas para em breve marcar novamente um encontro formativo.

Pastoral da Comunicação- Pascom