Jesus eu te amo e confio em vós

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

No dia 19 de junho de 2020 a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, Patrono da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Aos 13 de julho de 1986, com a passagem de Prelazia para Diocese, esta foi dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa da Congregação da Ordem da Visitação. Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. A partir de Portugal estendeu-se  esta devoção ao Mundo por meio de um ato de consagração solene a pedido ao Papa Leão XIII.

O Sagrado Coração de Jesus é o próprio Jesus que andou nas terras da Galileia, ensinou o caminho da salvação, anunciou o Reino de Deus, esteve pendurado na Cruz e de seu peito aberto jorrou água e sangue. Nos caminhos da Galileia, da Judéia e Samaria as multidões viam em Jesus a esperança de vida. Suas palavras eram de acolhida, de bondade, de aproximação, de perdão e de salvação É do coração de Jesus que brota nosso amor e dedicação ao Sagrado Coração de Jesus.

 Três palavras simples, mas profundas, exprimem o sentimento e a espiritualidade que provem desta devoção: Sagrado – Coração – Jesus.

“Sagrado” expressa uma realidade profunda que adentra no mistério de Deus. Sagrado é algo que reverenciamos com respeito. Sagrado não é uma coisa, mas algo que expressa profunda comunhão com Deus que se revela no coração de cada pessoa. O coração humano é espaço sagrado no qual Deus penetra e revela o mistério da vida. Na Bíblia, a palavra sagrado refere-se a um tempo de manifestação de Deus, de algo importante que Deus tem a dizer para o povo.

“Coração”. Falar de coração é adentrar no mundo do amor, dos sentimentos, das emoções, da bondade. Por vezes não se sabe descrever uma pessoa. Resume-se numa frase: “Tinha um coração bom”. É no coração de Jesus que a humanidade busca refúgio, vida, salvação, conforto. Ele mesmo disse: “vinde a mim vós todos que estais cansados e abatidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Quando uma pessoa quer externar seu sentimento profundo resume numa palavra “estou com uma dor no coração” ou “meu coração está feliz”. Sim, o ser humano concentrou no coração a beleza do amor, da poesia, da vida, da doação. Esse é o coração de Jesus, cheio de amor e de misericórdia.

“Jesus” é o filho de Deus, o salvador da humanidade. “Ele sendo de condição divina, assumiu a natureza humana. Tornou-se semelhante a nós, menos no pecado, tornou-se obediente e obediente até a morte” (Fp 2,1-11). “Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso”. Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe, guarde e santifique a todos com vida, amor, esperança e abençoe a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Mesmo em tempo de pandemia, obedecendo ao distanciamento social e outros cuidados, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga convida os cristãos católicos para participarem da missa concelebrada, no dia 19 de junho, 6ª feira, às 19:00 horas, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. No final da celebração realiza-se a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus.

 

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano.