Reunião dos Comunicadores Locais da CEBs

2º ENCONTRO ONLINE

Numa iniciativa do Secretariado Diocesano do 15º Intereclesial das CEBs, na tarde do dia 13 de junho de 2020, das 15:00 às 17:00 horas, no horário de Mato Grosso, reuniram integrantes do Secretariado Diocesano do Intereclesial e comunicadores convidados. Este foi o segundo encontro do grupo. Participaram desta reunião: Luzia Caline e Maycon Douglas (PASCOM Diocesana), Maria Conceição de Góis (historiadora e servidora pública) e Djanira Piato (PASCOM da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Alex Bettinardi (Jornalista da Rádio Centro América Hits), Walmor Miranda (Jornalista e Publicitário), Juliane Caju (professora e jornalista), Pedrinho Aguiar (Fotógrafo e músico), Grazieli H. Sousa (Agente Comunitária de Saúde e Vice Secretária da Equipe Diocesana das CEBs), Cleuza (Pascom, paróquia Nossa Senhora Aparecida); Gibran (professor e parceiro de comunicação); Leoni Alves Garcia (do GT Comunicação); pelo Secretariado Executivo o Professor Adilson José Francisco, Professora Marilza Lopes Schuina, Eliene Paulina (Psicóloga e PASCOM Diocesana), Rinaldo Cardoso Meira (Advogado e membro do secretariado) e Dom Juventino Kestering (Bispo Diocesano).

Após acolhida e momento orante, tendo Santo Antônio, o pregador da Palavra de Deus e pai dedicado aos pobres como tema da oração. Em seguida, Luiz Modino, de Manaus, fez uma explanação sobre a comunicação popular, relatando experiências em Manaus e na Rede Repam. Suas palavras foram provocação para um debate aberto quando vários/as usaram da palavra para complementar e sugerir, uma vez que o encontro teve como objetivo, descobrir, animar, motivar comunicadores das comunidades e comunicadores com experiência para melhor divulgação das comunidades, do processo de preparação e do evento do 15º Intereclesial a se realizar em Rondonópolis no ano de 2022.

Salientou-se da importância de divulgar pequenos fatos da vida das comunidades, fazer circular estas inciativas, mas que para isso é preciso produzir e disponibilizar a notícia. Sugeriu-se também uma central de produção de conteúdo, um cadastro da mídia chamada católica e da mídia comercial, como parceiros. Lembrou-se também da importância dos cursos para comunicadores populares e o devido acompanhamento dessas equipes. Lembrou-se ainda que se tem diversos meios como site da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, programa de TV, de radio, espaço nos jornais, site do Regional Oeste 2, site CebsdoBrasil, a Pascom paroquial, os murais das Igrejas e tantos outros espaços, mas é preciso fazer noticia, dizer o que se está fazendo. Salientou-se que comunicação precisa ser missão a serviço da Igreja, na comunhão com a CNBB, com a Igreja local. No decorrer do encontro, diversas foram as sugestões, destacando algumas:

– Produzir um vídeo destacando sobre o que é o Intereclesial, a visibilidade do processo, com o tema, lema…

– Intensificar as publicações nos meios disponíveis: gerar conteúdo, divulgar o Intereclesial, a sinodalidade da Igreja, o sonho de caminhar juntos, uma Igreja que escuta. Mostrar o serviço que as CEBs prestam à Igreja.

– Divulgar o 15º em cada dia 15 do mês como meio de fazer ser conhecido nas comunidades,

– Ter uma central de comunicação, divulgando as pequenas coisas, pequenas ações em favor da comunidade, da justiça, da solidariedade,

– Ter um planejamento de comunicação a curto, médio e longo prazo,

– Produzir matéria sobre o Intereclesial, tema, lema e para isso sugere-se aproveitar outros Grupos de Trabalho (GT) que podem contribuir com o saber, não só teólogos, pastoralistas, biblistas, mas também comunicadores populares,

– Escutar as bases, valorizar as pequenas inciativas,

– Valorizar e mostrar a importância da Pascom das paróquias e dioceses,

– Divulgar mais as cartas e o15º Intereclesial em cada dia 15 do mês

– Aproveitar mais o que já se tem em termos de meios de comunicação, divulgar mais as cartas, o dia 15, o lema, o tema.

De concreto assumiu-se formar uma equipe de comunicação com membros do Secretariado, juntamente com Valmor, Caju, Caline, Eliene, na data de 04. /07/2020 às 15: 00 horas para elaboração de um planejamento mínimo de comunicação.

Ao final os membros do Secretariado agradeceram a Luiz Modino e a cada comunicador, a presença, a contribuição, o serviço que vão prestar à Igreja e ao 15º Interclsial. Com agradecimento e benção de dom Juventino o encontro foi avaliado como positivo e deu-se por encerrado.

Eliene Paulina

Pascom – Diocese de Rondonópolis-Guiratinga