100 Anos de História

PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA – ALTO ARAGUAIA 

A Paróquia Nossa Sra. Auxiliadora foi fundada aos 24 de maio de 1920. Tem atualmente como Pároco: Pe. Nazaré Candido Paniago e como Vigário Paroquial: Pe. Marcos Antônio Gonçalves dos Santos. Além do atendimento dos padres a Congregação Instituto Maria Auxiliadora se faz presente na educação, na ação social e na pastoral.

 

Lances da história da Paróquia:

 

Nas origens

A Paróquia é dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora e foi fundada em 1920, pelo bispo Dom Antônio Malan, em um período em que essa região  pertencia à Prelazia do Registro do Araguaia. De acordo com registros documentais,  o povoado  teve início com o deslocamento de agricultores advindos de Goiás, no final dos anos 1890. Com a descoberta de diamante, o povoado tomou impulso recebendo migrantes belgas, paulistas, mineiros e goianos. Alto Araguaia inicialmente era lugar denominado Santa Rita do Araguaia, de fronte do atual município goiano atualmente conservando a mesma denominação de Santa Rita. Com o desenvolvimento, tornou-se município, ainda com o nome de Santa Rita do Araguaya. Em 1921 e tornou-se sede de Comarca, transferida de Registro do Araguaya. Mas sofreu politicamente, com a transferência da sede municipal, da sede da Comarca para o interior do município – Lageado – e desapareceu como município, encampado por Lageado, a 29 de março de 1938. Mas logo foi reabilitado, a 26 de outubro do mesmo ano, com a denominação agora de Alto Araguaia.

Alto Araguaia desenvolveu-se nos últimos anos sob o influxo da frente agrícola. Com a chegada da FERRONORTE (Polo Industrial – No dia 06 de junho de 2003 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, da inauguração do Terminal Ferroviário da Ferronorte de Alto Araguaia (MT), localizado no Km 15 da BR-364. A inauguração do terminal marca a conclusão dos primeiros 500 quilômetros da Ferronorte. O então presidente chegou ao terminal ferroviário de Alto Araguaia de trem. Na chegada ao local, uma multidão aguardava o presidente), o futuro da região se torna bastante promissor. Estimava-se que, daqui a uma década, aconteça não só a duplicação populacional, como também um grande desenvolvimento que influirá no perfil da região.

Na formação da paróquia há forte influencia dos Padres Salesianos que desde 1920 e posteriormente as Filhas de Maria Auxiliadora, com seus colégios masculino e feminino respectivamente. O povo é religioso, tem devoção a Nossa Senhora Auxiliadora e, como em todo Brasil, a Nossa Senhora Aparecida com três capelas dedicadas a ela.

Na origem de cidade consta que em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya (como era chamada Alto Araguaia), a primeira escola mista da povoação. A primeira escola primária só foi otganiazada no ano de 1915. A resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, mas nomeou seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, somente em 1921, através da Resolução nº 837. Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, o decreto foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.

Irmãs Salesianas.

A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927, com a vinda das primeiras irmãs: Marta Cerutti, Maria de Abreu, Assunta Fabbri e Joaninha Priuli, que vieram para abrir caminhos e fecundar a terra com a educação. Assim foi criado o Instituto Maria Auxiliadora que nasceu das forças dos métodos educacionais de Dom Bosco e Madre Mazarello.  Os salesianos chegaram aqui em 1920 para trabalhar com os meninos da região, em seguida surge a ideia de chamar para Alto Araguaia as Irmãs Salesianas para trabalhar com as meninas, tendo em vista que muitas delas já estudavam internas em escola salesianas de Cuiabá e Araguaiana. Sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos. Ao longo dos tempos teve que se ir modificando por conta das exigências da região e da juventude Araguaiense. Passando então, a pertencer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato, que atendia as meninas das fazendas da região funcionou até o ano de 1986. Desde então a Escola Estadual Maria Auxiliadora, uma casa de Educação Salesiana, prima pela formação integral da juventude.

 

A paróquia:

A paróquia vive o catolicismo tradicional. A partir dos anos 1970 surgiu o Cursilho de Cristandade e nos anos 1980 a Renovação Carismática Católica entram na paróquia. A paróquia busca uma pastoral participativa: Pastoral da Juventude, Pastoral da Liturgia, Pastoral Familiar, Catequese, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Esperança, Pastoral da Música, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Idoso, Pastoral do Menor e Apostolado da Oração.

A Paróquia é constituída das seguintes comunidades urbanas: COHAB – Padroeiro: São Sebastião; Bairro Boiadeiro – Padroeira: Laura Vicuña; Bairro Guabiroba – Padroeiro: São João Bosco; Gatelândia – Padroeiro: São Francisco; Jardim Nova Araguaia – Padroeiro: São José; Vila Aeroporto – Padroeira: Nossa Senhora Aparecida.

Fazem parte da Paróquia as comunidades rurais: Água Emendada – Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus; Assentamento Córrego Rico – Padroeira: Nossa Senhora Aparecida; Córrego Rico – Padroeira: Sagrada Família; Colônia da Ariranha – Padroeira: Nossa Senhora Aparecida; Paraíso – Padroeira: Nossa Senhora da Medalha Milagrosa; Rio do Peixe – Padroeira: Nossa Senhora do Rosário e Gato Preto – Padroeiro: São Sebastião.

 

Dados sobre a Paróquia:

Aos 25 de outubro de 1995 foi nomeado Pároco, Pe. Sebastião Paniago Vilela, SDB. Aos 02 de dezembro de 2006 Pe. José Winkler, SDB, foi nomeado por Dom Sebastião Assis Figueiredo como pároco da paróquia.  E no dia 29 de setembro de 2007 foi nomeado como vigário paroquial Pe. Hemenergildo Conceição Silva.  Posteriormente no dia 12 de agosto de 2010, Pe. Luilton Sebastião Lebre da Silva, SDB foi nomeado Vigário.

De acordo com atas: “A paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Alto Araguaia, desde seu início há quase noventa anos, é comandada pelos padres Salesianos. Essa Instituição religiosa existe no Brasil desde 1894, quando religiosos de vários países vieram com a missão de evangelizar. No último domingo, dia 06 de novembro 2011, Padre José Winkler informou que os salesianos estão deixando a paróquia, e outra instituição religiosa assumirá a paróquia que será entregue cuidados dos padres diocesanos sob responsabilidade da diocese de Guiratinga”.

 

Padres diocesanos

A paróquia assumida pelos padres diocesanos tem como primeiro pároco nomeado Pe. André Cardoso de Araújo que assumiu no dia 12 de fevereiro de 2012 nomeado por dom Derek J.C. Byrne, bispo die Guiratinga. Aos 02 de fevereiro de 2013, Pe. Renato Campos Ferreira é nomeado vigário paroquial. Com a transferência de Pe. André, no dia 28 de dezembro de 2013, Pe. Ermes Costa Campos assume como pároco.

Com o decreto B0465 do Papa Francisco realizou-se no dia 24 de agosto de 2014 o remapeamento das dioceses de Rondonópolis, Guiratinga, Barra do Garças e Prelazia de Paranatinga e criação da diocese de Primavera do Leste. No mesmo decreto a diocese de Guiratinga foi suprimida e suas paróquias redistribuídas para Rondonópolis, Primavera do Leste e Barra do Garças. Como o Código de Direito Canônico não prevê a extinção de uma diocese, mas “suprir de suas atividades características de diocese”, a denominação “diocese” ficou vinculada à Rondonópolis. Por isso a partir da data de hoje passa a ser Diocese de Rondonópolis-Guiratinga com sede do bispo e da Cúria em Rondonópolis tendo como bispo dom Juventino Kestering.

No dia 13 de maio de 2015 dom Juventino renomeia Pe. Ermes Costa Campos como pároco na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Alto Araguaia e Pe. Renato Campos Ferreira como vigário. Em dezembro de 2015, por necessidade pastoral, Pe. Renato é transferido para paróquia São Francisco de Assis em Jaciara. No mesmo mês também foi nomeado com auxiliar o seminarista Jhony Willian Nery de Souza. No dia 06 de dezembro de 2016, Dom Juventino Kestering transferiu o Pároco Pe. Ermes Costa Campos para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rondonópolis e na mesma data nomeou Pe. Nazaré Cândido Paniago como pároco e  Pe. Aladim Leodenis Loureiro como vigário paroquial. Os ritos de posse se sucederam no dia 12 de fevereiro de 2017, durante a celebração da eucaristia presidida por dom Juventino Kestering. Registro da ata: Cumprindo a missão da Igreja nesta Diocese e atendendo às necessidades pastorais da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, município de Alto Araguaia-MT, nesta Diocese, seguindo as Diretrizes Pastorais da Diocese, pela presente provisão, nomeamos, constituímos e empossamos o Revmo. Pe. Nazaré Cândido Paniago, como pároco e Pe. Padre Aladim Leodenis Loureiro, como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, município de Alto Araguaia-MT, com todas as funções, deveres e direitos previstos, do Código de Direito Canônico, da Igreja Católica, das prescrições diocesanas e dos costumes aprovados”.

 1ª NOITE DE LOUVOR JOVEM – Ministério Jovem RCC
No dia 8 de abril de 2017. O
Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora promoveu a 1ª Noite de Louvor Jovem. O evento foi realizado no sábado dia 08 de abril de 2017, na Capela Dom Bosco das 19h00 às 22h00. Teve como tema “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35) e contou com a presença de cerca 180 jovens. O encontro foi aberto, direcionado especialmente aos jovens que desejavam experimentar uma moção de Deus em suas vidas, através de animação, Louvor, Teatro, dinâmica, pregação e Efusão do Espírito Santo.

Festa Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora A abertura das festividades em homenagem à padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, teve início no dia 05 de maio com celebração da Santa Missa, logo após uma grande quermesse na Casa de Retiro “Jesus te Ama”, com comidas típicas, bebidas e leilão de bandejadas e prendas. Já no dia 06 de maio houve carreata pela cidade com bênçãos para os motoristas, veículos e motocicletas e finalizou com mais um dia de quermesse. A programação prosseguiu nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio, período em que aconteceu o tríduo em preparação ao dia da padroeira com celebração da Santa Missa todos os dias. Na quinta-feira, dia 24 teve procissão em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e conclusão com a Santa Missa.

Início do programa na TV SBT local. A partir do dia 10 de agosto de 2017 iniciou o Programa de TV a hora do Ângelus apresentado pelo Pe. Nazaré de segunda a sexta-feira às 18h00 e o programa “Deus cuida de mim” apresentado pelo Bispo Dom Juventino Kestering na sexta-feira às 13h30. O mesmo é transmitido na TV SBT local canal 6.

No dia 4 de Agosto 2019 o padre Aladim Leodenis Loureiro e padre Renato Campos Ferreira se despediram da paróquia, foram transferidos para a paróquia São João Batista da Cidade de Guiratinga – MT. No dia 11 de Agosto de 2019 assumiu na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da Cidade de Alto Araguaia – MT como vigário paroquial o Pe. Marcos Antônio Gonçalves dos Santos.

No decorrer do ano de 2020 a comunidade paroquial se preparou para celebrar o centenário da paróquia no dia 24 de maio de 2020. Porém com a pandemia do coronavírus todas as atividades foram suspensas evitando assim o aglomeramento de pessoas. Parabém paróquia Nossa Senhora Auxiliadora pela celebração do centenário.

 

Pastoral da comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis-Guiratinga