Avaliação do retorno das celebrações presenciais

Numa iniciativa da coordenação diocesana de pastoral através de Padre José Éder Ribeiro Lima foi realizada, mediante contato com os párocos, uma avaliação das celebrações presenciais nos dias 02 e 03 de maio do corrente ano. Segundo dados levantados, em síntese aconteceram cinco situações; 1ª Algumas paróquias, seguindo as orientações do município não realizaram celebrações presenciais, mas incentivaram o Povo de Deus para a oração na Família: Igreja Doméstica e participação através das redes sociais. 2ª. As paróquias que reiniciaram as celebrações presenciais tiveram os devidos cuidados seguindo as normas estabelecidas de distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e outras orientações. 3º. Constatou-se que as pessoas de risco como idosos, portadores de doenças como diabete, hipertensão, bronquite, bem como menores de 12 anos tem consciência de que o momento não é de se expor, razão pela qual número pequeno desse grupo compareceu às celebrações. 4º. As paróquias foram criativas na forma de como organizar os espaços, a higienização, o modo de distribuir a eucaristia, o tempo das celebrações. 5º. O silencio das pessoas, a impossibilidade de cumprimento com toque, o distanciamento nos espaços celebrativos despertou saudades da vida de comunidade, da alegria do encontro, do sorriso, da participação.

Segundo orientações do bispo dom Juventino, “É importante continuar com estes cuidados, valorizando não somente os que retornam às celebrações presenciais, mas especialmente aqueles que por diversas circunstancias estão impossibilitados de participação presencial. É tempo de valorizar a Igreja doméstica, família em oração”. E ainda afirmou o bispo “neste próximo domingo, dia das mães vamos intensificar a oração pelas mães, pelas mulheres grávidas, pelos médicos, enfermeiros, trabalhadores nos hospitais e postos de saúde, bem como pelas famílias cujo um membro está contaminado pelo vírus ou pela família que perdeu um ente querido’.

Dom Juventino ainda orienta que “incentivemos a oração em família e que as celebrações da eucaristia ou a celebração da Palavra, presenciais, quer na Igreja matriz como nas comunidades sejam revestidas com maiores cuidados para evitar a disseminação do vírus”.

Pastoral da Comunicação – Pascom