Jesus o Bom Pastor

Eu sou o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas

Estamos no domingo do Bom Pastor. “Jesus, Bom Pastor, deu livremente a sua vida por nós e manifestou sua ternura por todos os que se deixam conduzir por Ele”. cor do ambiente litúrgico é branco, alegria da presença do ressuscitado.

O Evangelho (Jo 10,1-10) relata um dos textos mais lindos, significativos e afetivos do Mestre Jesus para conosco. Ele se apresenta como Bom Pastor que cuida, ampara, zela por todos. “Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

É Jesus que diz: “Eu sou o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas”. Somos cuidados, amparados por Jesus. Papa Francisco insiste que “é preciso cuidar das pessoas, especialmente dos jovens, dos anciãos, dos doentes, desvalidos, peregrinos e refugiados”. Neste Evangelho, Jesus se apresenta como o cuidador das pessoas. Esse também foi o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: O cuidado pela vida, pelas pessoas, pelo planeta. “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A palavra é “cuida-dor”. É aquele que está presente na dor com cuidado permanente. Cuidar é mais do que ter compaixão. É entrar no âmago da vida e fazer com que a outra pessoa se sinta amada, amparada, segura. Cuidar é abrir luzes na vida do outro, da outra. É como o cuidado que os pais têm pelos filhos. O cuidado pelo Planeta Terra, pelos rios, florestas em especial pela pessoa humana. O cuidado de Deus é experimentar a certeza de que somos cuidados e cuidadores. Quando uma pessoa se sente amparada, cuidada, valorizado cresce com segurança e confiança.

O Evangelho ensina mais: “Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem… eu dou a minha vida pelas ovelhas”. Jesus conhece a cada um de nós. Carrega em seu coração. Conhecer é entrar no âmago da vida, é ir ao mistério do coração onde estão os segredos da vida. “E Jesus é o único que vai ao fundo do nosso coração, lê e entende a nossa situação, acolhe nossa fragilidade e nos estende a mão para caminhar”. Somos chamados a seguir e o Bom Pastor e assumir suas atitudes na família, no ambiente de trabalho, de estudo e na comunidade. O contrário do Bom Pastor é o mercenário que olha por interesse. Quando vem o perigo, foge e deixa as ovelhas abandonadas. E encontramos situações e pessoas que exploram, destroem, descuidam. O descaso machuca o ser humano. Quantas pessoas enganadas no amor, no convívio familiar, na confiança e em decorrência disto carregam marcas profundas na vida. Se olharmos para o mundo da administração publica, dos que deveriam cuidar do povo, por vezes cuidam de si, entram no caminho da corrupção, do desvio de recursos públicos em detrimento da saúde, educação, segurança, infraestrutura. Seja você um bom pastor. Cuide de você, de sua saúde, de suas atitudes, mas também cuide dos outros a começar pela sua família.

Hoje é dia mundial de orações pelas vocações sacerdotais e religiosas. Eleve a Deus a prece pelas vocações, pelos padres, seminaristas, religiosas, leigas consagradas Crie em sua família e na comunidade um ambiente propício para o crescimento das vocações. Promovo as vocações, dialogue com os jovens. Nestes tempos difíceis, mostre os valores, caminhos, opções em doar a vida por causa de Jesus Cristo e no anúncio do Evangelho.

O domingo do Bom Pastor tem um significado para a diocese, pois além da Paróquia dedicada ao Bom Pastor, o seminário de Filosofia e Teologia têm como patrono: “Jesus Bom Pastor” (O seminário fica na Rua do Seminário, 437, Bairro Cristo Rei – Várzea Grande, MT telefone (65) 3364 6432. Atualmente conta com quatro jovens na teologia e oito filosofia. Tem como formador responsável, Pe. Jhony Willliam Nery de Souza: telefone (65) 3364-6432)

Oração pelas vocações

– Senhor, queremos pedir para que muitos jovens sejam chamados a viver na doação total a vós e no serviço ao Povo de Deus. Que tenhamos sacerdotes, religiosos e ministros dedicados à missão, para que sintamos vossa presença de amor, vossa paz e salvação.

– Abençoai nossos padres, religiosos e religiosas, nossos seminaristas e candidatas à vida religiosa. Que em nossa família haja um clima favorável para o despertar das vocações. Nós vos pedimos pela intercessão da Virgem Maria, vossa e nossa mãe, a vós que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém

Que o Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, derrame abundantes graças e bênçãos sobre cada um de nós. Saúde aos doentes, alegria aos tristes, esperança aos desanimados.

Dom Juventino Kestering

Bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga