Dom Juventino Kestering comunica à todas as paróquias

Rondonópolis, 08 de abril de 2020

Orientações-sugestões para o Domingo de Páscoa na diocese.

Prezados padres e povo de Deus,

No domingo de Páscoa, 12 de abril, vamos fazer o anúncio alegre da ressurreição de Jesus. Em meio às incertezas da pandemia, da quarentena, do medo da transmissão do vírus, Jesus se apresenta como Senhor da história. Cristo está Vivo e Presente. Ele tem poder de tirar a pedra. Por isso sugerimos:

1. Que em todas as Igrejas e comunidades, no domingo de Páscoa, no horário das 6:30 da manhã e às 17:00 horas se faça um ressoar alegre dos sinos, como anúncio da Ressurreição,
  2. Cada paróquia, em melhor horário, avisado com antecedência, poderá com carro sair pelas ruas da paróquia com um quadro mostrando Jesus ressuscitado, ou com o Santíssimo, ou com o círio Pascal percorrendo as ruas fazendo o anuncio da Ressurreição de Jesus.
  3. Motivar as famílias para celebrar a Páscoa reunida em família com orações, leituras, cantos e salmos próprios de Páscoa. Retomar o sentido da páscoa nas casas.
  4. Motivar para colocar um pano branco na janela, no portão, no umbral da casa.

Papa Francisco na Páscoa de 2019 ensinava: “A Morte e a Ressurreição de Jesus são o coração da nossa esperança. Sem esta fé na morte e na ressurreição de Jesus a nossa esperança será frágil, e não será nem sequer esperança. A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais fascinante da história humana, que atesta a vitória do Amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha. Aconteceu o que era humanamente impensável: Jesus de Nazaré, crucificado e morto, Deus o ressuscitou, libertando-o das cadeias da morte”.

Estamos solidários com o sofrimento do povo que faz uma experiência inédita, uma quaresma e semana Santa, um domingo de Páscoa sem celebrações presenciais. Mas não será um tempo perdido, será um recomeço de novos valores, de novas relações familiares, de novas posturas de vida, do cuidado com as pessoas, do cuidado com o planeta.

Tenha uma santa e abençoada Páscoa com Jesus Ressuscitado.

Abraço fraterno,

Dom Juventino Kstering