ORIENTAÇÕES PARA A SEMANA SANTA 2020

Rondonópolis, 3 de abril de 2020

 

Caríssimos padres, religiosos/as, seminaristas, leigos/as,

Considerando as orientações em vigor sobre “aglomeração de pessoas” e possível fonte de contágio do Covid-19 e a recomendação do isolamento social pelas autoridades da saúde; em Rondonópolis, decreto nº 9.443, que nos desaconselham celebrar a liturgia de forma presencial nesta semana Santa,

Considerando o Decreto 154/20 da Congregação para o Culto Divina e a Disciplina dos Sacramentos, como também as normativas da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB, diante desse momento orientamos:

  1. Sejam realizadas em todas as Paróquias as celebrações da Semana Santa sem a presença do povo, somente com a presença dos ministérios necessários para as celebrações, observadas as normas do distanciamento ou isolamento social. Onde seja possível, que estas celebrações sejam transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação existentes na paroquia com adequada divulgação aos fiéis para participarem em seus lares e manterem-se unidos a sua Igreja.

 

  1. DOMINGO DE RAMOS: (Pedir aos fiéis que coloquem um ramo na porta ou no portão de suas casas). O sacerdote faça o rito da bênção dos ramos, omitindo a procissão de Ramos. Realizada bênção prossegue-se a missa com rito penitencial e oração…

 

A Coleta da CF-2020, prevista para os dias 04 e 05 de abril será realizada em nova data ser determinada pela CNBB.

 

  1. MISSA DO CRISMA BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS E UNIDADE DIOCESANA: está suspensa e será transferida para o dia 19 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, patrono da Diocese, na Matriz Sagrado às 19 horas ou para o dia 03 de agosto, na Catedral Santa Cruz, às 19 horas, véspera do dia de São João Vianney. As datas são flexíveis, pois depende do andar da pandemia.

 

  1. DE SEGUNDA A QUARTA-FEIRA SANTA: O padre além da missa, rezar diariamente a Via-Sacra, fazer algum rito penitencial, com transmissão ao vivo onde é possível. Motivar o Povo de Deus para, na sua casa, em família, rezar a via sacra, ler a Paixão de Jesus, rezar o terço, fazer alguma reflexão a partir do livro para Grupos de Família.

 

  1. QUINTA-FEIRA SANTA: Celebrar a Missa da Ceia do Senhor, sem a presença do povo e sem lava-pés. De maneira simples pode-se realizar a procissão do Santíssimo do altar central para o altar da Reposição.
  2. SEXTA-FEIRA SANTA: Dia de silencio, de recolhimento, de solidariedade com a humanidade que sofre, também de jejum e abstinência de carne. Dia da Morte de Jesus pregado na cruz, sinal de nossa salvação. Solicitar aos fiéis que coloquem um pano vermelho na porta de entrada de suas casas, nas janelas ou no portão de entrada durante todo este dia. Celebrar a Paixão do Senhor às 15 horas, sem a presença da comunidade.

 

Na ORAÇÃO UNIVERSAL incluir essa oração: X – Pelos que padecem a pandemia do Covid-19

“Oremos ao Deus da vida, salvação do seu povo, para que sejam consolados os que sofrem com a doença e a morte, provocadas pela pandemia do novo coronavirus; sejam fortalecidos os que heroicamente têm cuidado dos enfermos; e sejam inspirados os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz.

Depois o sacerdote diz: Ó Deus, nosso refúgio nas dificuldades, força na fraqueza e consolo nas lágrimas, compadecei-vos do vosso povo que padece sob a pandemia, para que encontre finalmente alívio na vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

 

Para ADORAÇÃO DA CRUZ: A Cruz poderá ser erguida pelo padre, fazer a veneração e omitir o beijo, a procissão e encenações. Motivar para a família reunida para neste momento também beijar a cruz, mesmo que seja a cruz do terço. (No anoitecer os padres podem via redes sociais transmitir um momento de prece diante do Senhor Morto e Nossa Senhora da Piedade)

 

A Coleta para os Lugares Santos foi marcada pelo Papa Francisco para o dia 13 de setembro, domingo próximo a Festa da Exaltação da Santa Cruz,

 

  1. VIGÍLIA PASCAL (sem o povo), pode-se omitir o fogo novo e a procissão.

O CÍRIO PASCAL pode ritualmente ser aceso com uma vela omitindo a procissão, segue-se o Precônio Pascal, que pode ser rezado conforme versão popular no Hinário da Diocese (nº 610).

A LITURGIA DA PALAVRA pode ser reduzida em três leituras, a saber, (a 1ª Genesis 1, 26-31 com o salmo;  a 2ª Êxodo 14, com o salmo e a 3ª (VII (Ezequiel, 36). Segue o Gloria, enquanto tocam-se os sinos, segundo o costume do lugar e a missa normal.

Para a LITURGIA BATISMAL. Renovam-se as promessas batismais, sem aspersão do povo, seguindo as preces, ofertório…

 

  1. DOMINGO da RESSURREIÇÃO DE JESUS. Celebração solene da Eucaristia, mas sem a presença do povo.

(Onde possível, no período da manhã deste dia, com autorização da polícia civil ou militar realizar uma procissão eucarística pelas ruas das cidades, onde somente os padres com o ostensório e um carro de som, sairão proclamando a ressurreição do Senhor, tomando o cuidado com a higienização. Pedir aos fiéis que se manifestem diante do ostensório com Jesus Eucarístico das suas casas, janelas, portas).

 

  1. Páscoa!

A Semana Santa e a Celebração da Páscoa não será um espaço vazio, mas certeza de que Jesus está vivo e presente, ainda que ritualmente seja celebrado de outra forma. Teremos Páscoa sim, na Igreja orante, na família reunida, cantando salmos, rezando, lendo a Palavra de Deus, partilhando a vida, no cuidado com os idosos, doentes e crianças. É presença de Jesus em tantos que doam sua vida no cuidado aos doentes, nos serviços essenciais. É Páscoa, tempo de fortalecer a fé, exercitar a fraternidade, a solidariedade, a tolerância; de redescobrir a esperança que brota da cruz de Cristo e da sua Ressurreição.

 

  1. A qualquer momento poderão vir outras orientações acompanhando as normativas oficiais por parte dos órgãos competentes na área da saúde.

 

Que Sagrado Coração de Jesus, nosso patrono abençoe a Diocese com suas paróquias e comunidades, livre-nos dos males, fortaleça a família, anime os doentes, mantenha a esperança em todos cristãos! Cristo, morto e ressuscitado é a razão de nossa fé.

 

Com preses e abraço fraterno,

 

 

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano