Mensagem ao Povo de Deus

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 11,33). Neste tempo de quaresma, de Campanha da Fraternidade, de pandemia do coronavírus que assola o povo brasileiro e toda a humanidade, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, atenta às orientações dos órgãos competentes, expressa seu cuidado com a população e alerta para seguir as orientações dos órgãos competentes na área da saúde.

Em poucos dias, mudanças no modo de viver, de ser, de se locomover e de viver tomam conta de nossa casa, vilas e cidades. Nesta hora todo o cuidado se faz necessário, porem sem pânico, mas confiantes no cuidado de Deus com seu povo.

Por necessidade e para o bem da população, medidas que atingem a nossa vida de Igreja foram tomadas como o cancelamento da 29ª Romaria dos Mártires, retiros, encontros, formação, a privação da missa presencial, oportunidades para a confissão, a oração comunitária da via sacra, as caminhadas penitenciais, as orações coletivas e tantas outras inciativas do Povo de Deus.  Essa será a nossa penitencia quaresmal e fonte de conversão para uma vida mais sóbria, mais fraterna e mais voltada para o cuidado e convivência com a família.

Solicitamos que intensifiquem as orações em casa, junto com a família como a leitura da Palavra de Deus, os devocionais, a oração do terço, oração da via sacra, as ladainhas, assistam a missa e momentos de oração pelos canais de televisão católicos. A diocese e demais paróquias transmitem na página do face book e Instagram, missas e momentos orantes em especial aos domingos.

Em determinados horários os templos permanecem abertos, onde os fiéis podem fazer sua oração pessoal ou visita ao Santíssimo, mas sem aglomeração de pessoas.

Orientamos também que evitem sair de casa desnecessariamente porque o momento é sério e preocupante. O que conta nesse momento é a prevenção como: ficar em casa, lavar bem as mãos, se possível passar álcool gel, evitar contatos próximos com pessoas.

Acreditamos acima em Deus que cuida de nós e no poder da oração: Com apóstolo Paulo à comunidade dos cristãos de Roma, rezemos a força do amor de Deus que vence todas as barreiras e dificuldades:

– “Quem nos separará, quem vai nos separar, do amor de Cristo, quem nos separará? Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?

– Nem a angústia, nem a fome, nem nudez ou tribulação, perigo ou espada, toda perseguição!

– Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, dominações, presente e nem futuro, poderes e nem pressões!

– Nem as forças das alturas, nem as forças das profundezas, nenhuma das criaturas, nem toda a natureza!

Já no Antigo Testamento o povo nas angústias rezava: (Sl 27)

– O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer? Que poderei temer?

1. O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. O que que eu vou temer? Deus é minha proteção. Ele guarda a minha vida: eu não vou ter medo, não.
  2. Quando os maus vêm avançando, procurando me acuar, desejando meu fim, só querendo me matar. Inimigos opressores é que vão se liquidar.
  3. A Deus peço uma só coisa, sei que Ele vai me dar: habitar em sua casa todo tempo que eu durar, para provar sua doçura e no templo contemplar.
  4. Ó Senhor, ouve o meu grito e de mim tem compaixão. Eu te falo confiante, firme está meu coração. Eu procuro é tua face, não me tires tua visão.

Como Diocese, estaremos atentos ao desenrolar dos fatos e oportunamente daremos outras orientações sobre a celebração da Semana Santa e Páscoa.

Que Maria, a mãe das dores estenda seu manto protetor sobre nós e que a Trindade Santa nos abençoe com a bênção do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Solidariedade, unido em preces a bênção,

Dom Juventino Kestering

Bispo diocesano