Rondonópolis, 19 de março de 2020

ORIENTAÇÕES PARA AS PARÓQUIAS E TODO POVO DE DEUS

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 11,33). Neste tempo de Campanha da Fraternidade, tempo de pandemia do coronavírus, a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, atenta às orientações dos órgãos competentes, expressando seu cuidado com a população, seguindo as orientações da Comissão Reunida na data (19.03) na prefeitura de Rondonópolis, sabendo que a disseminação é de forma rápida e de muitas maneiras, de modo especial o contato com pessoas infectadas, decidimos seguir as orientações advindas desta reunião:

a). Os próximos quinze dias poderão ser o pico da disseminação do vírus, daí todo cuidado e orientações a serem seguidas:

b). Suspender as missas presenciais a partir da data de hoje, sejam durante a semana, na matriz e comunidades; sejam as missas dominicais na matriz e nas comunidades, sejam os cultos da Palavra, o Exercício da Via Sacra na comunidade até que se comunique o contrário;

c). Os templos podem permanecer abertos, com portas e janelas abertas para o arejamento, os fiéis podem fazer sua oração pessoal ou visita ao Santíssimo, mas sem aglomeração de pessoas.

d). Por agendamento o padre pode atender confissões em espaço arejado, usando mascaras, álcool gel e que haja uma distancia de no mínimo de um metro entre o padre e a pessoa a ser atendida,

e). Suspender os mutirões penitenciais previstas nas comunidades; Os mutirões de confissões podem ser retomados logo que o ambiente permita, mesmo sendo depois da páscoa.

f). Os padres tomem todo cuidado no atendimento aos doentes, em hospitais, e outros atendimentos. Nos hospitais haverá muita restrição,

g). A distribuição de alimentos aos pobres pode continuar, mas sempre com o cuidado de não aglomeração e as pessoas encarregadas tomem os cuidados recomendados.

h). Solicita-se que a população evite sair de casa desnecessariamente porque o momento é sério e preocupante. O que conta nesse momento é a prevenção, ficar em casa, lavar bem as mãos, se possível passar álcool gel, evitar contatos próximos com pessoas.

i). Pedimos que intensifiquem as orações em casa com devocionais, a oração do terço, oração da via sacra, leitura orante da Bíblia, assistam a missa e outros devocionais pelos canais de televisão católicos. A diocese e demais paróquias podem transmitir na página do face book e Instagram, missas e momentos orantes em especial aos domingos..

f). Os padres celebrem diariamente, de maneira reservada, a santa missa em favor do Povo de Deus.

g). No dia 04 de abril, a Diocese, ouvindo as autoridades competentes na área da saúde emitirá uma nota sobre a Celebração da Semana Santa e Páscoa.

Todo o cuidado se faz necessário neste momento, sem pânico, mas confiantes no cuidado de Deus com seu povo.

Neste dia de São José, patrono da Igreja e protetor-cuidador do Menino Deus e Nossa Senhora, mãe de Jesus intercedam pelo Povo de Deus constituído nesta Diocese; que sejam protegidos e cuidadores uns dos outros com a benção de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. Amém.

Dom Juventino Kestering

Bispo Diocesano