Encontro Regional com a Juventude

Entre os dias 14 e 15 de março de 2020, no Centro Nova Evangelização realizou-se o Encontro Regional de Juventudes promovido pelo Regional Oeste2, contando com representantes das oito dioceses em Mato Grosso e com varias expressões juvenis, como Pastoral da Juventude, Grupos paroquiais, juventude advinda de movimentos e novas comunidades.

Contou com a presença de Dom Juventudo Kestering, bispo referencial da juventude no Regional Oeste2, de Padre Ângelo, salesiano como assessor eclesiástico, e mais dois padres. O número total de participantes de 32 jovens. O encontro foi conduzido pela coordenação regional das expressões juvenis.

Contou da rrogramação: Acolhida e apresentação; oração inicial e palavras de dom Juventino que agradeceu o empenho da juventude e lembrou das Diretrizes Pastorais da CMBB com os quatro pilares:

Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã; O pilar do Pão que é a casa sustentada pela liturgia e sobre a espiritualidade; o pilar da Caridade que é a casa sustentada sobre o acolhimento fraterno e sobre o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis e excluídos e invisíveis; o pilar da Missão porque é impossível fazer uma experiência profunda com Deus na comunidade eclesial que não leve, à vida missionária. O bispo reforçou também a importância d\a Campanha da Fraternidade deste ano, pois toca na vida e seu cuidado dos jovens. Ato continua Padre Ângelo à luz da Exortação Apostólica “Cristo Vive” aprofundou a importância do olhar para os jovens.

Ainda na manhã com uma metodologia interativa entre exposição, perguntas e grupos, Padre Thiago, da Diocese de São Luiz de Cáceres, à luz do DOCAR (Doutrina Social para jovens) aprofundou três dimensões: Dimensão Espiritual, a importância de Cristo na vida; Dimensão Social: o que é a doutrina Social da Igreja indicando que seu fundamento é Cristo e a dimensão do Ser Jovem, suas buscas e identidade.

Com grupos e plenárias os jovens apresentaram uma panorâmica da juventude no Regional, salientando o pouco envolvimento com jovens e apresentaram perspectivas de caminha no percorrer deste ano bem como organizaram as Missões Jovens a acontecer em julho na diocese de Sinop.

O encontro foi avaliado como proveitosos. Os jovens deram várias sugestões para maior envolvimento bem como dinâmica de realização.

Pastoral da Comunicação – Pascom