Curso teológico catequético

Na noite do dia 06 de março de 2020 no Centro de Pastoral (CEPA), em Rondonópolis teve inicio o Curso Teológico Catequético que se estendeu até o meio dia do dia 08 de março. Mais 115 catequistas acolheram o chamado e se fazem presente para aprofundarem os conhecimentos sobre catequese. Percebeu-se grande busca por parte dos catequistas nos tempos atuais. A realidade está exigindo catequistas mais qualificados, com competência e acima de tudo com convicção de fé naquilo que partilham e transmitem. A Iniciação à Vida Cristã é novo projeto da Igreja e a diocese de Rondonópolis-Guiratinga está empenhada em implantar em toda diocese.

A Igreja da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, investe e possibilita conhecimentos como necessidade de propiciar capacitação à formação inicial com o Curso Teológica de Catequese e agora também finalizando o curso de especialização de catequese na modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu oferecida pela Faculdade Católica do Regional Oeste II da CNBB. Nesta perspectiva de capacitar cada vez mais os evangelizadores, através de conhecimentos e no desenvolvimento das habilidades é um necessário investimento.

O Curso Teológico Catequético iniciou com uma linda celebração da Palavra ao ar livre, em torno de uma casa, com dinâmica de acolhida e integração, seguido de momento orante, preparado pela Coordenação Diocesana de Catequese. Dom Juventino em nome da diocese acolheu os participantes e incentivou para o bom aproveitamento das aulas, dos grupos, da partilha e da convivência.

Os participantes estão organizados em três grupos conforme o nível e etapa, com um assessor/a em cada ambiente. Houve atividades conjuntos, em grupos e em plenárias. Matérias como Autoestima, Liturgia e Catequese, Pedagogia de Jesus, Catequese em tempos de mudanças, Iniciação à Vida Cristã, Diretrizes Pastorais da CNBB, catequese com adultos, ministério da coordenação e ministério dos catequistas são algumas das matérias esta etapa do curso.

O curso é coordenado pela Equipe Diocesana de Catequese, com a coordenação Diocesana de Pastoral através da Maria Aparecida que colocaram seu saber e capacidade de organização em favor da catequese e da formação de catequistas.

Pastoral da Comunicação-Pascom