Rito de acolhida

Na tarde do dia 19 de fevereiro de 2020, nas dependências do Seminário Jesus Bom Pastor, da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, situado em Várzea Grande-MT, os 12 seminaristas do Seminário Maior se reuniram com o bispo Dom Juventino Kestering que acolheu os seminaristas e os exortou sobre o processo formativo e em especial a formação humana, espiritual e da diocesaneidade do presbítero para os tempos atuais. Na ocasião os quatro seminaristas que ingressaram na filosofia, um que ingressou na teologia e três que já cursam a teologia entregaram ao bispo os respetivos pedidos para ingresso nos respectivos cursos e os três no terceiro ano da teologia o pedido para o ministério do leitorado. Dom Juventino acolheu os pedidos e em princípio ficou marcado para o dia 1º de março, na celebração da 7:30 horas, na Paróquia São José Esposo a realização solene dos ritos com a presença do formador Pe. Jhony e do bispo Dom Juventino Kestering.

Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os seminaristas estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por leigos ou ligas da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Ressalta-se a importância da Palavra de Deus, a leitura e o ensino. A Palavra de Deus deve ser acolhida com amor e de coração abertura segundo o ensino da Igreja Católica.

Pastoral da comunicação – Pascom