Bispos em Assembleia

Durantes os dias 17 a 20 de fevereiro de 2020, no Centro Nova Evangelização (CENE), em Cuiabá, os bispos Estavam presentes, Dom Canisio Klaus, bispo de Sinop e presidente do Regional Oeste 2; Dom Milton Antônio dos Santos, arcebispo de Cuiabá; Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga;  Dom Vital Chitolina, bispo de Diamantino, Dom Jacy Diniz Rocha bispo de Cáceres, Dom Neri José Tondello, bispo de Juína; Dom Protógenes José Luft, bispo de Barra do Garças; Dom Derek Jhon Cristopher Byrne, bispo de Primavera do Leste e Paranatinga; Dom Bonifácio Piccinini, arcebispo emérito de Cuiabá e  Dom Gentil de Lazzari, bispo emérito de Sinop e ausência por motivo justificado de Dom José Viera, bipo emérito de Cáceres, reunidos em assembleia ordinária. Uma longa agenda estava em pauta destacando-se: 1. A programação da Visita Ad Limina a se realizar em Roma, entre os dias 4 a 11 de setembro do corrente ano, organizando hospedagem, congregações a serem visitadas, o encontro com o Papa. 2. Planejamento do Regional a partir das Diretrizes da CNBB para os anos de 2020 a 2023. Essa temática vai ser encaminhada no Conselho Regional de Pastoral, no próximo mês de maio. 3. Esclarecimento sobre os Acampamentos que se difundem em todo Regional. Comunhão com a Igreja, acompanhamento, orientações. 4. Nova relação de bispos referenciais que acompanham as pastorais, movimentos e serviços. 5. Definição do calendário de atividades que exigem a presença dos bispos em nível nacional e regional. 6. Esclarecimentos sobre o Curso  sobre a Doutrina Social da Igreja a se realizar em quatro módulos nas cidades polos, sendo que Rondonópolis é um dos polos, sua importância e organização. 7. Partilha econômica entre as dioceses para a manutenção do CENE. Na parte da tarde do mesmo dia a agenda foi ocupada pelo Tribunal Eclesiástico. Padre Evandro, presidente do Tribunal apresentou várias sugestões para melhoria e agilização, bem como convidou os bispos para a inauguração da Nova Sede do Tribunal Eclesiástico, em Várzea Grande, MT, construído graças à partilha econômica das dioceses. A Inauguração se deu num rito de bênção presidida por dom Milton, arcebispo de Cuiabá, na tarde do dia 19 de fevereiro de 2020. Ainda na tarde deste dia os bispos juntamente com a diretoria do SEDAC – Faculdade Católica de Cuiabá demoradamente refletiram sobre a realidade da entidade e sua perspectiva para o futuro com agregação de novos cursos. Também foi apresentado o programa de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado que a Faculdade oferece em sintonia com o MEC e Universidades.

Já o dia 19 de fevereiro foi dedicado à presença na comunidade acadêmica do SEDAC. Iniciaram as atividades com a concelebração da Missa presidida por dom Derek, bispo de Primaveral do Leste e Paranatinga. Participaram todos os bispos, professores, formadores dos seminários e a comunidade acadêmica, em especial os seminaristas. Após a celebração da missa, por duas horas os bispos e reuniram com os professores de filosofia, teologia e psicologia. Diversos temas foram abordados, discutidos e assumidos em relação ao andamento da faculdade, o aproveitamento pedagógico, o perfil do aluno. No mesmo dia os bispos almoçaram nos seus respectivos seminários para assim ter um contato mais próximo com os seminaristas. Na tarde os bispos se reuniram os formadores dos seminários, diretores espirituais e demais reesposáveis s pela formação. Em nome dos bispos usou da palavra dom Vital, bispo de Diamantino e dom Juventino Kesteting, bispo de Rondonópolis-Guiratinga. Temas como defasagem cultural, a falta de lideranças para lidar com a crise cultural, a capacidade de articular, a importância da diocesaneidade, a formação do padre para estar no meio do povo, capaz de articular, de animar, de delegar, o encantamento por Jesus Cristo, a vida sóbria, o amor aos pobres, a leitura e o apreço pelos documentos do Vaticano II, da Santa Sé, da CNBB, do regional e das dioceses, o andamento da OSIB (Organização dos Seminários no Brasil), o padre colaborador do bispo e cuidador do povo e o andamento de cada seminário foram alguns temas abordados. No final da tarde, em torno de 17:30 horas os bispos, direção do SEDAC, do Regional Oeste2 e convidados se dirigiram para a sede do Tribunal Eclesiástico, para a benção inaugural e a sua oficialidade de funcionamento.

No dia 20, na parte da manhã os bispos se dedicaram a diversos encaminhamentos como: Seminário da Rede Pan-americana (Repan) a se realizar em Cuiabá nos dias 7 e 8 de março; o Sínodo sobre a Igreja na Amazônia e uma ecologia integral, a exortação e suas implicações no ministério dos bispos diante das dioceses na região da Amazônia. Informações sobre a Casa do índio em Goiânia; Programação da Semana Social e reunião preparatória; confirmação das datas da visita Ad Limina de 4 a 14 de setembro de 2020 em Roma; Informações sobre a “Rede pela Vida- Um grito pela vida”, combate ao trafico humano e exploração de menores; Formação humana dos funcionários, contribuição das dioceses para o Tribunal Eclesiástico e manutenção do CENE, informes sobre o intereclesial das CEBs a se realizar em Rondonópolis, no ano de 2022. No final da reunião foi feita uma avaliação apontando os bons momentos e encaminhamentos e também algumas lacunas como sugestão para melhorar a qualidade das reuniões. Como uma oração final e bênção todos se despediram e retornaram para sua diocese.

Pastoral da Comunicação – Pascom