Cursilho retoma as atividades

Na noite do dia 10 de fevereiro de 2020, às 19:30 horas, na Igreja Matriz da Paróquia Bom Pastor, Dom Juventino presidiu a missa de abertura dos trabalhos do Cursilho de Cristandade na diocese de Rondonópolis Guiratinga. A celebração da eucaristia reuniu mais de quatrocentos membros do cursilho, que com alegria, fé e entusiasmo participaram da missa. No final o coordenador diocesano de Cursilho agradeceu a presença de todos e os exortou a permanecerem firmes nas atividades, no testemunho, na seleção de candidatos ao cursilho e na fidelidade a Jesus e à comunidade cristã.

Cursilho quer dizer pequeno curso, intenso, mas de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo de jovens pertencentes à juventude de Ação Católica Espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca em agosto de 1948. O Movimento se espalhou pela Espanha e propagou-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de Campinas.

Cursilho de Cristandade é um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir, a realizar e respeitar a vocação pessoal, visando criar núcleos de cristãos que fermentem com o Evangelho os ambientes em que vivem e trabalham. Tem como finalidade imediata – possibilitar a vivência e a convivência cristã; criar núcleos de cristãos e fermentar de Evangelho os diversos ambientes como saúde, educação, comércio, política, profissões liberais…. Homens e mulheres, jovens ou adultos que fazem a experiência do Cursilho tem por missão fazer com que os ambientes nos quais vivem, sejam impregnados pelos valores e critérios do Reino de Deus, anunciado por Jesus, tornando-os assim, ambientes dignos de hospedar os filhos e as filhas de Deus neste mundo.

Pastoral da Comunicação (Pascom)