Encontro dos padres

ENTRE 12 A 54 ANOS DE ORDENAÇÃO

Na manhã do dia 12 de fevereiro dom Juventino Kestering reuniu-se com os padres que tem entre 12 a 54 anos de ordenação presbiteral. O evento se realizou no Centro de Pastoral, CEPA, na cidade de Rondonópolis e contou com a presença dos Padres Mário Henning, Padre Ademilson Assunção; Padre José Moreira; Padre Eriovaldo Couto; Padre Renato Campos; Padre Volnei Weber; Padre Gunther Lenbradl; Padre Nazaré Paniago; Padre Franz Lax; Padre José Cobo, Padre José Éder.

Constou da programação a oração matinal, bem como o relato da vida e da experiência de fé e de vida de cada padre. Foi um momento edificante de revelação, de escuto e de mútuo compromisso. Após o intervalo matinal dom Juventino introduziu um tema de reflexão com base nas palavras do Papa Francisco. Afilou que o Papa Francisco nos três documentos (A Alegria do Evangelho, Laudato Si, Gaudete e Exultate) traz novos indicadores: Presbíteros num Igreja em saída, a alegria de evangelizar, uma evangelização integral, atenção às periferias sociais e existenciais, primeirar, tomar iniciativa. No Sínodo o papa insistia: escutar, aprender, reaprender. O mais maléfico, dizia o Papa é quando um bispo, um padre, diz: “Eu sou assim, eu quero assim e quem queixes que se ajeite a mim”. Ainda ensina o Papa: “Para manter o coração animado, é necessário não negligenciar estas duas ligações constitutivas da nossa identidade: com Jesus e com o nosso povo.

Após algumas comunicações em especial sobe a romaria dos Mártires a se realizar no dia 22 de março, os participantes fizeram um momento de oração e com o almoço deu-se por encerrado o encontro. Conforme testemunho de padre “foi um momento de encontro de irmãos que nos fez crescer na fé e no entusiasmo presbiteral”, afirmou.

Pastoral da Comunicação – Pascom