Reunião com os jovens padres da Diocese de Rondonópolis – Guiratinga

Na manhã do dia 11 de fevereiro de 2020, no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, dom Juventino se reuniu com os padres com menos de 11 anos de ordenação presbiteral: Padre Ermes Costa, Frei André Luiz, Padre João Henrique, Padre Erivelton Postil, Padre Sérgio Zanon, Padre Marcos Gonçalves, Padre Marcelo de Oliveira, Padre Lauri Rodrigues, Padre Jefferson Klayton, Padre Aladim Loureiro, Padre Arthur Brito, Pe Wender Souza, Padre Jhony Nery de Souza além de Padre Ilson Lopes que já tem 24 anos de ordenação mas quis estar presente no grupo. Constou da programação: Oração da Liturgia das Horas, oficio matinal e acolhida pelo bispo. Em sequencia cada padre relatou o dia de sua ordenação, o local da ordenação, o bispo ordenante e a frase que escolheu como motivação para a vida presbiteral. Após cada padre respondeu à questão: Qual a minha maior alegria na vida de presbíteros. Foi um momento de escuta, de partilha, de revelações. Em seguida dom Juventino encaminhou o estudo de um texto Intuições para uma fraternidade presbiteral. O texto de Padre Dudu, da diocese de Joinville, dizia:Precisamos viver como irmão que se amam! E nosso presbitério deve ser a nossa primeira Paróquia, nossa Família espiritual. Sacramentalmente estamos unidos. Humanamente, precisamos efetivar esta união. A amizade entre os sacerdotes pode ser um dos grandes atrativos para a conversão do nosso povo e a salvação do mundo. Se uníssemos todas as nossas forças… A Fraternidade entre os presbíteros é uma exigência fundamental que nasce da nossa própria condição sacerdotal. Emerge cada dia com mais claridade, no nosso meio, a consciência de que o período que segue a ordenação sacerdotal, deve ser marcado, sobretudo, pelo cultivo da Fraternidade Presbiteral como meio privilegiado de nossa fidelidade e como estilo de vida de nossa formação permanente”.

Após partilha, comentários, dom Juventino falou sobre o memento atual em que o presbitério vive e solicitou mutua ajuda, partilha, confiança, necessidade de um diretor espiritual, de um confessor. Exortou ainda para que o presbítero busque ajuda no inicio de seus problemas e não deixar a dificuldade se alastrar. No final do encontro vários presbíteros deram sugestões para a vida do presbitério, bem como para os dias de encontro e de forção. A reunião teve se encerramento do a oração da Ave Maria, uma vez que se celebra o dia de Nossa Senhora de Lurdes. Todos com alegria participaram de um almoço e depois cada um se despediu e retornou para a sua paróquia.

Pastoral da comunicação – Pascom