Preparando 30ª Romaria dos Mártires

Na noite do dia 11 de fevereiro de 2020, nas dependências do Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga reuniram-se os representantes das 10 paróquias da cidade juntamente com a Coordenação Diocesana de Pastoral para planejar a 30ª Romaria dos Mártires que acontecerá em Rondonópolis no dia 22 de março do corrente ano.

Após oração inicial e palavra de acolhimento de dom Juventino, Maria Aparecida da Silva, da coordenação diocesana propôs uma memória da 29ª Romaria, aspectos positivos e também pontos a melhorar. “Depois de diversas sugestões escolheu-se o tema da 30ª Romaria: MÁRTIRES: DEFENSORES DA VIDA: DOM E COMPROMISSO e o lema: VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE.

Em sequencia foram vistas a Escala das paróquias colhedoras dos romeiros dedas paroquias da forania Norte, Leste e Sudeste. Ainda o encontro organizou com os devidos responsáveis as diversas equipes como:

1)- Comissão Organizadora – Coordenação Diocesana de Pastoral
2)- Equipe de Comunicação e Divulgação – Pascom diocesana, Eleine, Caline, Kaju, Gleici

3)- Liturgia e cantos para Missa no Cais – Equipe Diocesana de Liturgia

4)- Equipe de Infraestrutura do cais – (som, palco, policiamento, banheiros químicos, – Jailton e equipe

5)- Equipe da decoração do carro usado na caminhada  – Lenita – Paróquia Bom Pastor

1. a) – Cadeiras no local para idosos – Movimento de Cursilho – Renovação Carismática – Terço dos homens

6)- Equipe de logística e água (em alguns pontos do trajeto), paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Cruz

7) Equipe para recolher a oferta da missa para custear as despesas da Romaria – Paróquia São José Operário

8)- Equipe do Pão – para partilha ao final da missa – Movimento Familiar Cristão

9)- Equipe da decoração do palco no Cais (altar, alfaia, cadeiras, livros litúrgicos) – Cleudimar, Paróquia Santa Cruz e Isabel

10- Equipe de celebração de abertura da romaria – coordenação diocesana de pastoral

11)- Equipe animação da Romaria – a ser organizada

12)-Equipe de limpeza do espaço (concentração ao local da missa) – Terço dos homens

13)-Filmagem e fotos da Romaria – Maurício

14)-Elaboração e entrega do ofícios – Coordenação Diocesana de Pastoral.

Na ocasião também ficou definido que o ponto de encontro será na Praça da Saudade e de lá caminhada para a celebração da romaria no Espaço Cais, nascedouro da cidade de Rondonópolis com concentração no local às 16:00 horas e prevista a missa de encerramento às 18:30 horas. Próxima reunião preparatória será no dia 10 de março de 2020, às 19:15 horas no CEPA

A romaria tem como objetivo fazer a caminhada de fé, de oração, de penitencia e de celebrar a memória dos Mártires em sintonia com a Campanha da Fraternidade. Esse evento faz história de 30 anos. No nascedouro, dom Osório Stoffel, Pe. Giovane Pereira de Melo, hoje bispo de Tocantinópolis, juntamente com lideranças das comunidades tiveram iniciativa de organizar uma caminhada de fé, na cidade de Rondonópolis. Uma semente foi lançada. Realiza-se normalmente na proximidade do martírio do Beato Oscar Romero. Naquela época, 1991, as terras de Mato Grosso foram palco de violência e de martírio. Padres, religiosas, sindicalistas, seringueiros, indígenas foram mortos pela violência e ganancia de alguns e pela impunidade por parte do estado. A Igreja na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga é marcada pelo sangue de homens e mulheres que em nome do Evangelho se colocaram em defesa dos pequenos e indefesos.

A Romaria é um evento eclesial, inserido no contexto de Igreja em saída, Igreja profecia, igreja a serviço da vida, da esperança e do anuncio do Reino de Deus.

Pastoral da Comunicação- Pascom