Forania Rondonópolis

Na tarde do dia 09 de fevereiro de 2020, no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis (CEPA) reuniram-se, os padres e leigos e leigas das 10 paróquias da cidade de Rondonópolis para o primeiro encontro anual da Forania. O evento teve inicio às 13:30 com a acolhida e oração inicial coordenado pelo Padre José Éder, coordenador diocesano de pastoral. O mesmo introduziu o tema e passou a palavra ao bispo Dom Juventino Kestering para uma reflexão sobre a organização da Forania Rondonópolis Finalidade e função da forania e eleição do vigário forâneo e da equipe de forania.

São palavras do bispo: “A Forania na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga é uma instância de serviço entre a Paróquia e a Diocese. É formada por um conjunto de paróquias por proximidade e/ou afinidade cultural, religiosa, econômica e social. Visa fortalecer a ação pastoral nestas paróquias e o cuidado pastoral mediante ações em comum. Cada Forania é coordenada pelo vigário forâneo, eleito pelos presbíteros e leigos e confirmado pelo Bispo com duração de três anos para, junto com a Coordenação Diocesana de Pastoral, na forma determinada pelo direito Canônico: animar a pastoral no âmbito da Forania. O Vigário foraneo é um padre, pároco ou vigário, residente numa das paróquias da forania, eleito ou indicado, com mais uma equipe auxiliar, que em espirito de fraternidade, serviço, amor à Igreja, compromisso com a Igreja em comunhão com o bispo e a Coordenação Diocesana de Pastoral, assume por um período de três anos, coordenar ações pastorais conjuntas que dizem respeito a todas as paróquias da forania”.

Após esta explanação Padre José Eder encaminhou a eleição da nova equipe de coordenação da Forania ficando assim constituída: Coordenação Padre Erivelton Postil, pároco da paróquia São João Bosco e Frei André Luís Nascimento dos Santos, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo com secretários o casal Ramão e Mariele. Os mesmos aceitaram e assumiram essa missão. Em sequencia Padre José retomou as os desafios, sugestões e compromissos assumidos pela forania na Assembleia diocese que agora precisa ser dinamizados. Encaminhou também a sugestão da assembleia diocesana de pastoral de nuclear a Caminhada da Família. Depois de ponderações os parti0pantes acolheram a ideia de realizar a caminhada da família no dia da abertura da Semana da Família, dia 09 de agosto de 2020 com a nucleação: 1. Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São domingo Sávio. 2. Paróquia Bom Pastor e Sagrado Coração de Jesus. 3. Paróquia São José Operário e Paróquia São José Esposo. 4. Paróquia Santa Cruz e Paróquia São João Bosco. 5. Paróquia Santa Terezinha e Paróquia São João Batista. Também ficou agendado a realização do Simpósio sobre a Família a se realizar no dia 10 de agosto, numa segunda feira, na paróquia bom Pastor.

Após o lanche 15:00 horas, Padre José Éder e Dom Juventino enfocaram diversos encaminhamentos como  a reunião preparatória da Romaria dos Mártires que será no dia 11 de fevereiro de 2020, no CEPa com a presença de um representante de cada paróquia para organizar o tema, lema, roteiro e outros macro ações necessárias para a preparação da 29ª Romaria quer vai acontecer no dia 22 de março de 2020.

Outro assunto encaminhado foi a Escola de formação para leigos e leigas promovida pelo regional, bem como o Curso  teológica catequético a se realizar nos idas 06 a 09 de março de 2020 e o Curso de Teologia para Leigos a se inicia no dia 09 de março no Centro de Pastoral. Foi também lembrado a importância da participação de toda forania na Festa de São João Batista, patrono da cidade no dia 24 de junho e dia do Sagrado Coração de Jesus, patrono da diocese celebrado no dia 19 de junho na Matriz Sagrado Coração de Jesus. Lembrou-se também da importância para a forania da Festa de Nossa Senhora Aparecida em nível de forania no dia 12 de outubro de 2020.

Complementada a agenda, padre José Éder agradeceu a presença de todos e com a oração final e benção encerrou-se o encontro da Forania Rondonópolis.

Pastoral da comunicação- Pascom