Diocese Rondonópolis Guiratinga – Pastoral Diocesana de Catequese

Pois,  Eu sou a Luz do mundo” (Jo 8,12),  quem nos diz é o Senhor; e vai ter a Luz da vida, quem se faz meu seguidor.

A equipe Diocesana de formação de Catequese, na semana de  03 a 08 de fevereiro de 2020, fez um itinerário em varias paroquias, com o objetivo de evangelizar os catequistas.  Um verdadeiro ‘Caminhar com Jesus’.

Equipe trabalhou vários temas.  Como:

• Paroquia Santa Cruz:

a)Como Trabalhar os Roteiros Diocesano e o Ano Litúrgico – Assessores: Flavio, Rosileia, Valdirene, Izaura

1. b) Visão geral sobre as Diretrizes Pastorais da Diocese Rondonópolis: Assessores – Marleide e Evanilce

• Paroquia São José Operário
  1. Ritos: Assessores: Izaura, João Carneiro e Lucia.
  2. Ano Litúrgico correlacionando com os roteiros diocesano da catequese de etapas – Assessores: Marleide e Shirley
  3. Oficinas de encontro catequético – Assessores: Izaura, Rosileia e Valdirene.

• Paroquia Nossa Senhora Aparecida
  1. O Catequista Comunicador – Assessores: João Carneiro, Evanilce e Nairlene

• Paroquia Domingos Sávio
  1. Ano Litúrgico – Assessores: Flávio e João Carneiro

Forania Sudeste- Paroquias de:

• Alto Garças- Assessora: Maria Aparecida
  • Alto Araguaia– Assessora: Ir. Ivone
  • Alto Taquari – Assessores: Rosileia, Flavio e Maria Pina
  • Itiquira– Assessoras: Marleide e Valdirene.

O tema  trabalhado nas paroquias da Forania sudeste foi único:  Visão Geral  das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil    2019 a 2023  –   A IGREJA NAS CASAS

Jesus percorria, então todas as cidades e povoados, ensinado em suas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino.” (Mt 9,35)

Seguindo o exemplo de Jesus que percorria vários lugares, ia ao encontro, a meta da Pastoral Diocesana de Catequese é de  ‘ir, sair’ em missão para levar a Boa Nova, os ensinamentos da Igreja para todos os catequistas da Diocese, com fé e alegria. Observando que, mesmo com os novos tempos demonstrar com simplicidade e amor que é possível Comprometer-se e permanecer  na Missão, mesmo com inúmeros desafios. Dinamizando em todos os temas trabalhados, que,  o Centro de tudo,  é JESUS.

Caminhando com Jesus,  estaremos aperfeiçoando a iniciação à vida cristã dos catequizando seja crianças, adolescentes, jovens ou adultos.  ‘Encucar’ no catequista que ‘ele’ é um canal de graça é o mediador de Jesus, para salvar almas, levar rumo a santidade.  A Luz é Jesus,  temos que ser SAL na vida do outro, dar Gosto, através da Luz que é Jesus.

A equipe Diocesana de formação de Catequese tem como Mentor o nosso Bispo Catequeta Dom Juventino, que nos ensina, motiva e nos faz comprometer com a missão e viver o testemunho.  Que nos motivou a especializar em Catequese, para depois “ensinar”. Usando a pedagogia de Jesus. Primeiro ele ensinou, viveu com os apóstolos e depois enviou em missão. E disse: “Ide e levai a boa nova a todos… e observai os meus ensinamentos…”(Mt28, 19-20).  Nossa eterna gratidão.

Agradecemos os Párocos que acredita e confia no nosso trabalho de evangelização.

“Eles  eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações’(AT, 2,42)

Escrito por: Maria Marleide Ferreira Narciso

Coordenação Diocesana de Catequese