Coordenações de catequese se reune

Na tarde do dia 01 de fevereiro de 2020, das 13:30 às 17:30 as coordenações de catequese das 22 paróquias se reuniram no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis Guiratinga para o primeiro encontro de planejamento do ano. Contou com um total de 71 integrantes entre coordenações de iniciação à vida cristã, catequese com adultos, catequese com os pequeninos, catequese com batismo.

O evento iniciou com um rito de acolhida dos participantes seguido de um momento orante e leitura da Palavra de Deus. Ato contínuo dom Juventino acolheu o grupo e durante quarenta minutos fez um clareamento sobre o que é diocese, qual o sentido da Assembleia Diocesana de Pastoral, do Plano Diocesano de Pastoral e das conclusões e compromissos assumidos na assembleia de novembro de 2019. Enfocou sobre os desafios pastorais, as sugestões e as conclusões assumidas.

Momento significativo da reunião foi a preparação do 29º Congresso Diocesano de Catequese a se realizar no dia 29 de agosto de 2020, na Paróquia bom Pastor, cidade de Rondonópolis. Num processo participativo assim ficou definido o congresso: Tema: Catequese e família, juntos na Iniciação à Vida Cristã com o Lema: “Deixai vir a mim os pequenos, porque deles é o Reino dos céus: como metodologia foram escolhidos 17 temas para ser trabalhados em forma de oficinas. Dessa maneira o congresso que interagir com os catequistas e fazer que haja maior numero possível de partilha de sua experiência de catequese.

Na mesma tarde também foi incentivado a participação no curso Teológico Catequético que será de 06 a 08 de março de 2020. Tratou-se ainda da participação de catequistas em outros movimentos e pastorais que acarretam muita ausência no processo da catequese bem como a interferência de linhas pastorais e de espiritualidade de outras dioceses e movimentos na catequese. A catequese é uma ação basilar da Igreja e no tempo atual exige um processo permanente, um mergulho no mistério de Deus.

A equipe coordenadora no final incentivou os coordenadores para cuidarem bem da formação, do uso dos roteiros da diocese, de uma catequese com característica da Iniciação à Vida Cristã. Na avaliação todo elogiaram a metodologia, os temas tratados e as decisões assumidas. Houve também um lanche partilhado com muita alegria e mútuo conhecimento.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis Guiratinga