Centenário

No dia 29 de janeiro de 2020 a Paróquia São José de Sangradouro, diocese de Barra do Graças/MT completou seu centenário. No dia 29 de janeiro de 1919, dom Malan, prelado de Registro do Araguaia criou a Paroquia São José de Sangradouro e nomeou o salesiano Padre Frederico como primeiro pároco. A Paróquia, terra de Bororo abrangia toda região sul do Mato Grosso incluindo o território da atual diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Somente em 1940, com a vinda dos Padres Freis Franciscanos para Chapada dos Guimarães que a região de Rondonópolis deixou de ser atendida pelos Salesianos e passou a ser atendia pelos Franciscanos. Convém ressaltar que a paróquia de Sangradouro era terra de Bororo. Porem, a partir de 1952, o povo Xavante vieram para a Região de Sangradouro e lá verificou-se um aumento da população. Houve convivência entre Xavante e Bororo, mas há oito anos os Bororo abandoaram a região e passaram a residir nas aleias da região sul de Mato Grosso.

A missa presidida por dom Protógenes Luft, bispo de Bassa do Graças e concelebrada pelos bispos dom Juventino Kestering e dom Giovane Pereira Melo, além de vários padres salesianos e também Padre Gunther Lenbradl, da diocese de Rondonópolis-Guiratinga. A missa foi cantada em língua xavante. Na homilia Dom Prótgenes ressaltou a importância da missão dos Salesianos e o anuncio ade Jesus Cristo às comunidades indígenas como sinal de vida e esperança.

Após a celebração da missa, jovens Xavantes fizeram apresentações culturais com danças variadas. Ressalta-se que a paróquia é composta com sessenta e cinco aldeias indígenas Xavante. Ao meio dia a Missão Salesiana ofereceu almoço para todos os participantes e as atividades tiveram continuada na parte da tarde com atividades culturais e esportivas no Oratório.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga