Reanimar as Comunidades

No dia 24 de janeiro de 2020, em continuidade ao encontro da Ampliada Nacional das CEBs, que acontece no Centro de Pastoral, diocese de Rondonópolis, MT os participantes iniciaram o dia com a oração matinal, tendo o texto da multiplicação dos pães como tema inspirador. Os trabalhos foram reiniciados com a acolhida dos que chegaram ao decorrer da noite seguido de uma sessão completa com o relato da realidade das comunidades em cada um dos 18 Regionais da CNBB. Muitas coisas bonitas estão acontecendo nas comunidades, inciativa, a serviço da promoção e da dignidade da pessoa. Mas também apareceram desafios que precisam ser enfrentados neste tempo atual da Igreja e da sociedade.

Após o intervalo o professor Dr. Armando Júnior, da Universidade Federal de Cuiabá aprofundou o tema da realidade atual no contexto de Brasil, de América Latina, de Mato Grosso. Enfocou que a economia atual com a tecnologia requer resituar-se, pois a pessoa humana é descartada e sobrevive dedicando mais de dezoito horas para o sua manutenção. Sugeriu que as comunidades não percam a conexão com as bases onde vivem as pessoas, resgatar a humanidade das pessoas e perceber o que o outro pode contribuir para melhoria de qualidade de vida. Após fila do povo, dom Juventino e dom Giovane Pereira, bispo de Tocantinópolis-TO, ambos participaram do Sínodo e pontualizaram aspectos da experiência de preparação, realização e desafios assumidos pelo Sínodo da Amazônia.

Na parte da tarde, Professor Roberto Rossi apresentou o conteúdo, a metodologia e a finalidade do Marco Referencial. A partir desta apresentação Prof. Adilson José Francisco apresentou duas questões para serem trabalhadas em equipes: a) O que fazer para animar, fortalecer e recriar as comunidades eclesiais em nível nacional, regional, diocesano? Apresentar pistas para o Secretariado Diocesano das CEBs. b) Como realizar, como fazer, como agir na escolha dos delegados, no processo de preparação e na elaboração de material preparatório? Foram organizados cinco grupo que debateram as questões e apresentaram em plenária. Uma comissão ficou encarregada de fazer a síntese das sugestões e proposições. Celso Pinto Carias (Assessor Nacional da Ampliada Nacional das CEBs) apresentou uma síntese sobre a realidade atual das CEBs. Neste tempo se requer humildade, capacidade de escutar e inserção na realidade da vida de cada comunidade. A noite foi dedicada à reunião dos cinco grupos de trabalho: Comunicação; Formação fé e política; Sustentabilidade, Liturgia; Arte e cultura. Com uma linda celebração em torno do texto bíblico “o fermento e a farinha” o grupo terminou as atividades do dia.

Pastoral da comunicação – Pascom