Ampliada Nacional das CEBs

Na noite do dia 23 de janeiro de 2020, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis Guiratinga, reuniram-se os membros da Ampliada Nacional das comunidades Eclesiais de Base. O evento se estende até ao meio dia do dia 26 e conta com a participação de 65 participantes entre leigos e leigas, religiosas, padres e três bispos advindos dos 18 Regionais da CNBB.

Às 20:00 horas do dia 23 de janeiro com palavras de acolhida de Rinaldo Cardoso Meira, articulador do Regional Oeste 2 das CEBs. Dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga proferiu as palavras de boas vindas enfocando a importância do encontro para as comunidades eclesiais e sinalizando que o objetivo do encontro deve apontar para a vida das comunidades. Insistiu também na renovação da metodologia e nos meios para atrair os jovens para o ideal das comunidades. Ato contínuo, dom Gabriel, bispo de Floresta-PE, da Comissão do Laicato e responsável pelas CEBs externou sua alegria em participar da Ampliada Nacional das CEBs.

Em continuidade Rinaldo encaminhou uma dinâmica de apresentação por grande região: Sul, Norte, Leste, Nordeste e Oeste. Padre José Éder, coordenador do Secretariado Diocesano das CEBs em breves lances apresentou a finalidade da Ampliada, o processo de construção do Intereclesial, os participantes e suas atribuições e responsabilidades. Em continuidade aprestou a pauta proposta pelo Secretariado e Coordenação Nacional das CEBs. Após ajustes, alterações e inclusão de temas como menção sobre o Sínodo e como atingir as bases das comunidades a Ampliada aprovou a pauta de trabalho. Ainda Padre José organizou os principais serviços como espiritualidade e celebração; coordenação das atividades de cada dia; animação, secretaria, carta ao Papa Francisco e carta final da Ampliada.

O encontro da Ampliada Nacional das CEBs realiza-se uma vez por ano, no mês de janeiro e tendo como local aonde vai se realizar o próximo intereclesial que acontecerá de 19 a 23 de julho de 2022 em Rondonópolis. Será o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de base.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga