Com ritualidade

Na tarde de 19 de dezembro de 2019, dom Juventino presidiu a Missa de Ação de Graças, concelebrada pelo Frei André e Frei Neuzimar quando foram lembrados e celebrados lembrados momentos significativos na vida da Província Santa Terezinha das Irmãs Catequistas Franciscanas: Ingresso ao noviciado: Girlaine Almeida da Silva; Renovação de votos: Mayara Arguello da Silva Jubileus: – 15 anos VR: Cristina Auxiliadora e Nelcimar, – 25 anos VR: Irmã Ida Faria dos Santos; -50 anos VR: Elsa Rosa Zotti e Zenilda Novais Rocha; -70 anos: Regina Loch.

Como acolhida forma proferidas as palavras: “Queridas irmãs e irmãos, Boa tarde! Paz e Bem! Com alegria hoje nos encontramos para celebrar o Dom da nossa vocação. Podemos contemplar os diferentes ciclos: Girlaine iniciando, Mayara confirmando o seu desejo de continuar o seguimento de Jesus, Cristina Auxiliadora e Nelcimar 15 anos de consagração, Ida já com um caminho percorrido a 25 anos e nossas irmãs Regina, Elsa e Zenilda que são para nós o testemunho maior. Celebrar a festa da vida é celebrar a vida nas pessoas que caminham para seguir o mesmo projeto de Jesus. Por isso estamos alegres, jubilosas neste final de tarde.

Após a liturgia da Palavra teve início os ritos da apresentação da Postulante, Girlaine, uma jovem indígena. Após o sim foram entregues os símbolos CRUZ: com as palavras “Abrace o Cristo Pobre como uma mulher pobre. (2 ln 14,17-18) FORMA DE VIDA: Receba a Forma de Vida da Congregação, procure conhecê-la e vivenciá-la no dia-a-dia com a recomendação: O noviciado é uma experiência pessoal vivida em e na irmandade – comunidade das discípulas, que juntas fitam os olhos no Mestre, ouvem sua voz e acompanham seus passos nas diversas realidades.

Também a Jovem Mayara Arguello da Silva fez a Renovação da Consagração com a exortação: Mayara iniciou sua caminhada como religiosa, vivenciou o processo formativo e a missão em diferentes realidades. Já expressou o desejo de consagrar-se
definitivamente a Deus nesta congregação e hoje ela renova este compromisso
assumindo com dedicação o tempo de preparação que lhe foi proposto com a  entrega da vela.

Relembrando: No dia 14 de janeiro de 1915, na Igreja de São Virgílio, próximo a Rodeio, as três jovens manifestaram a Frei Polycarpo a disposição de se consagrar ao Senhor e permanecer para sempre no serviço que tinham assumido. Outras jovens, animadas pelo mesmo ideal de vida, uniram-se às três primeiras e logo o grupo cresceu. Duas a duas, viviam nas comunidades do interior da paróquia. Dedicavam-se ao magistério escolar e à catequese, realizavam as tarefas domésticas, cuidavam da capela e organizavam as orações. Completavam o dia com trabalhos hortigranjeiros. A casa, pequena e pobre, era simples como a casa dos colonos. As “Mestras”, como eram chamadas, viviam do jeito do povo simples do meio rural. O bispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, aprovou o grupo dando-lhe o nome de “Companhia das Catequistas”.

Em Mato Grosso: No dia 04 de abril de 1947 chegaram as primeiras irmãs em Fátima de São Lourenço. 72 anos de história em terras mato-grossenses: Anna Echer, Luzia Schweitzer e Thereza Marangoni pisaram este solo missionário abençoado.  Os apontamentos da história escrita por Ir. Thereza testemunha: “Ao atravessar a ponte de São Paulo para Mato Grosso em 1947  acolhemos  a nova missão : Boa tarde Mato Grosso. Eis a nossa terra que de coração a recebemos, ou melhor, que nos recebe” e assim nasceu a semente que hoje chamamos de PROVÍNCIA SANTA TERESA DO MENINO JESUS.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis Guiratinga