Primeira Eucaristia em Fátima de São Lourenço

Na manhã do dia 15 de dezembro de 2019, dom Juventino Kestering, a pedido do Pároco da Paróquia Padre Lauri Rodrigues, que atende ao mesmo tempo duas paróquias, presidiu Eucaristia em Fátima de São Lourenço quando onze adolescentes celebraram primeira comunhão eucarística. Tudo transcorreu num clima de fé, de participação. Foram os adolescentes que participaram da entrada com a terceira vela do advento, fizeram as leituras da missa e participaram ativamente, juntamente com seus pais ou responsáveis, da renovação das promessas do batismo. A partir da oração do Pai nosso colocaram-se lado a lado, em frente ao altar, para os ritos preparativos da comunhão. Com muita concentração estenderam as mãos e receberam pela primeira vez a eucaristia, não um atrás do outro, mas como irmãos fraternos e solidários, lado a lado.

Benção especial aos catequistas que soberam acompanhar a catequese, apesar da distancias em que os adolescentes moram: uns nas fazendas, outros no Pantanal, outros na comunidade local.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi criada no dia: 28/07/1959 com o Decreto de Nº 05 pelo Bispo Dom Vunibaldo Godehardo Tauller, mas desde 1941 os Freis Franciscanos, vindos de Chapada dos Guimarães, davam assistência à vila. “Analisando os escritos existentes na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a data que consta como inicio desta comunidade  é de 1º de julho de 1946. O marco da fundação se relaciona com as viagens dos franciscanos pelos sertões de Mato Grosso, quando os frades franciscanos faziam o percurso de Chapada dos Guimarães até esta localidade onde paravam para descansar. A localização Geográfica da região do São Lourenço chamou a atenção de Dom Vunibaldo que já em 1942, visitou o local com o objetivo de  definir um ponto estratégico e central para uma futura paróquia e sede de estação missionária de onde partiriam para as desobrigas em Rondonópolis e região, Itiquira, Beleza, Prata e Pantanal. No ano seguinte frei Eucário encomendou o primeiro material para a construção e no dia 24 de maio de 1946 ele e Dom Vunibaldo chegaram   a São Lourenço, a cavalo, para iniciar a construção da Igreja e do Colégio. Com muito afinco trabalharam a fim de construir o colégio, a capela, uma  casa para os Freis e outra para as irmãs.  Desde o dia 7 de fevereiro de 1947, Frei Eucário Schmitt praticamente fixou residência em São Lourenço.  No dia 8 de março de 1947 estava tudo pronto para a chegada das Irmãs. O pedido feito  à Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas  foi atendido e, no dia  4 de abril de 1947, chegaram ao povoado de Fátima de São Lourenço as Irmãs Ana Eccher, Luzia Maria Schweitzer  e Thereza Marangoni. Já no dia 9 de abril, iniciaram as aulas com 9  alunos.

Pastoral da comunicação – Pascom