Em São José do povo

SACRAMENTO DA CRISMA

Na noite do dia 10 de Dezembro de 2019, Dom Juventino Kestering dirigiu-se a paróquia São José do povo, cituada no município “São José do povo” , pertencente a Diocese de Rondonópolis – Guiratinga.

Esta visita foi para celebrar o sacramento da crimas, havia em torno de dezesseis jovens crismandos. “A Crisma ou Confirmação, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. “A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz ser perfeitos cristãos. Ao ser batizado os pais e os padrinhos assumem sua fé e se responsabilizam por ele, e ao receber o sacramento da confirmação ele afirma por conta própria que é membro da fé católica.”

Dom Juventino pediu aos padrinhos que colocassem as maõs sobre sobre os ombros de seus afilhados.

Em seguida acenderam as velas no círio Pascal e passaram a luz aos demais crismandos, fizeram a renovação das promessas batimais e foram ungidos com o óleo do Santo Crisma. O bispo os chamaram pelos nomes, relembrando o batismo e conformando a fé católica.

Neste mesmo dia foi celebrado também o dia de Nossa Senhora Imacula, durante a homilia Dom Juventinou falou dos dogmas de Maria e da importancia de termos Maria como mãe “nós nunca esquecemos de nossas mães, mesmo que já faleceu, lembramos sempre com saudades e amor. Dessa mesma forma, é o nosso amor por Maria a mãe do Senhor”.

Padre Arthur o pároco, agradeceu ao trabalho das catequistas, o empenho de cada uma, em catequizar e preparar os jovens para os sacramentos da igreja, relatou que alguns dos jovens que já receberam o sacramento da crisma, já estão ajudando nas comunidades, dando aulas de catequese para outros jovens. Agradeceu também a presença do bispo.

Após o rito de crisma, a assembleia rezou a oração da “Ave Maria” saudando a Nossa Senhora.

A celebração encerrou-se com a benção do rito final, e com abraços fraterno da assembleia para como o bispo.

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga