Curso de Teologia

CELEBRAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS

Na noite do dia 06 de dezembro de 2019, na Comunidade São Cristóvão, paróquia Nossa Senhora Aparecida, cidade de Rondonópolis, Dom Juventino Kestering presidiu a celebração da Missa, concelebrada com Padre Ademilson Lopes de Assunção, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pedra Preta, em ação de graças pela conclusão do Curso de Teologia Pastoral para Leigos da diocese de Rondonópolis- Guiratinga. Contou com a participação de 26 leigos e leigas concluintes, das diversas paróquias da cidade bem como de Pedra Preta. Com perseverança e sob sabedoria do Espírito Santo deram seu “SIM” para a vida missionária.

Na homilia, Dom Juventino exortou aos leigos que mantenham firme na fé, encorajados pelo Espírito Santo e que continue buscando aprofundamento teórico para ajudar na evangelização. Ressaltou quatro princípios básicos para a missão: “que mantenham o espírito de humildade, sejam Missionários/as, sejam presença e testemunho de leigos e leigas na sociedade, nas profissões e ajudem sua Paróquia, engajando-se nos mais diferentes trabalhos da Diocese”.

A primeira turma de Teologia iniciou, na Diocese de Rondonópolis, em 1992, com professores formadores de outros Estados, como Pe. Gunther, Pe. José Cobo que até então representava a CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos e hoje exerce a missão em Jaciara, bem como dom Giovani, bispo de Tocantinópolis.  De lá para cá, a Grade Curricular do Curso passou por adaptações conforme a necessidades pastorais e adaptação conforme documentos do Papa e da CNBB. Hoje a Escola de Teologia já tem leigos e leigas professores formados na própria Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, equiparada a 70% da grade curricular que são oferecidas aos Seminaristas.

Conforme depoimento de uma aluna “A escola de Teologia para Leigos abriu minha mente e a partir daquele dia nunca mais parei de estudar”. Outro aluno assim expressou: “participar do curso foi de grande valia, pois teve a oportunidade de amadurecer mais sua fé e viver melhor como membro da comunidade, despertando para novas missões”.

Constou da programação, além da celebração da missa de ação de graças, uma simples sessão de entrega simbólica dos certificados, integração das famílias e um jantar de confraternização preparado pelos próprios alunos e alunas. A Escola agradece a dedicação da diretora pedagógica Bernadete Coelho bem como a responsável pela administração, economia e lanche, a senhora Maria Proença.

Pastoral da Comunicação (Pascom)