25 anos de presença

IRMÃS URSULINAS

No dia 08 de dezembro de 2019, dom Juventino Kestering, concelebrada pelo Pe. Marcelo de Oliveira, pároco, presidiu a missa de ação de graças pelos 25 anos de presença da Congregação das Irmãs Ursulinas filhas de Maria Imaculada, em Alto Garças.

Em 1856, Pe. Zefirino Agostini, desejoso do bem, atento às necessidades da sua gente, capaz de colocar-se em sintonia com o coração de Deus, ele sabe perceber, mesmo com mil incertezas que podem sempre acompanhar as decisões humanas, o “Filho da Providência Divina”.  Assim no dia 1º de novembro de 1856 nasce a “Pia União das Irmãs devotas de Santa Ângela Merici”, o primeiro núcleo de consagradas Ursulinas, em VERONA-ITALIA. As três primeiras Irmãs Fiorenza Quaranta, Maria Bolezzoli e Anna Rubinelli, mais tarde se unem outras nove jovens e juntas se dedicam ao ensino e a educação humana e cristã das meninas e jovens mais pobres e abandonadas; dedicam-se também ao recreativo festivo, à catequese e à assistência das enfermas da paróquia.

Carisma da Congregação: o Instituto nasceu do coração ardente de um pároco que percebeu a importância que a mulher tem na sociedade e na Igreja. Ele dizia: “A Igreja deve se alegrar pelas muitas consolações que recebeu das mulheres e especialmente das mães”. Na Igreja, esposa fiel e mãe fecunda, as Ursulinas, com humildade, simplicidade, serenidade e alegria, querem dizer que a comunhão com Deus dignifica a pessoa humana, dilata o coração abrindo-o às dimensões do mundo, toma capazes de gerar e cuidar da vida em todos os seus aspectos. “A maternidade espiritual, muito mais forte que a maternidade física gera filhos para Deus e cria eternos laços porque Deus é eterno”.

O que realizam na Diocese: Na paróquia São Sebastião e, no município de Alto Garças, diocese de Rondonópolis Guiratinga as irmãs além da presença testemunho de vida estão inseridas na Catequese, liturgia, pastoral vocacional, pastoral do menor e todas as pastorais que requerem nossa ajuda.

Essa foram as palavras proferidas na homenagem às Irmãs: “A congregação foi fundada pelo Bem Aventurado Pe. Zeferino Agostini em 1850, em Verona Itália. No dia 14J ~ de janeiro 1994, a convite de D. José Foralosso, Bispo da Diocese de Guiratinga, Ir. M. Bonifácia Savoia, Ir. M. Angiolina Padovani e Ir. M. Teresinha Rodrigues chegaram a Alto Garças, acolhidas pelo pároco e pelo povo e foram morar no prédio que foi construído para ser seminário Salesiano. Ação Apostólica: Desenvolve um trabalho na Igreja de modo comunitário procurando integrar e favorecer a pastoral de conjunto. Nas paróquias de periferias ou de pequenas comunidades, dedicam-se a catequese, animação litúrgica, educação humana de crianças, adolescentes e jovens, formação de lideranças cristãos, orientação de grupos de jovens para que cada um descubra o projeto de Deus e responda com generosidade.

Sob a proteção do Bem Aventurado Fundador a missão das Irmãs Ursulinas, foi colocada sob a proteção do Bem Aventurado Pe. Zeferino Agostini, chamando-a de CENTRO JUVENIL PADRE AGOSTINI, conhecido pela sigla: CEJUPA que atende crianças e adolescentes em dois turnos do Ensino Fundamental com reforço escolar, oficinas de bordado, pintura, crochê, vagonite, costura e serigrafia, música, canto, dança, teatro, esporte, marcenaria e horta.

Missão Ursulina. O mundo juvenil continua sendo a prioridade da Ursulina, chamada a viver a sua específica missão na Igreja e nas diversas culturas, na escuta sábia daquilo que o Espírito sugere para responder às exigências da educação, neste tempo”.

Após 25 anos a Missão continua na Paróquia São Sebastião de Alto Garças dedicando-se a Catequese, liturgia, pastoral vocacional, pastoral do menor com o projeto Educando Para Vida do CEJUPA e todas as pastorais que requerem nossa ajuda. A diocese de Rondonópolis-Guiratinga cumprimenta as Irmãs Ursulinas de Alto Garças, agradece o empenho na missão e almeja bênçãos e graças com novas vocações.

Pastoral da Comunicação Pascom