Encontro com os presbíteros

EM FÁTIMA DE SÃO LOURENÇO

Nos dias 03 e 04 de Dezembro de 2019, na Casa de Encontro em Fátima de São Lourenço os presbíteros da diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniram para convivência fraterna, oração, estudos e planejamento.

Na manhã do doa 03 de dezembro o encontro teve inicio com a Oração das Laudes e Palavra de abertura do bispo dom Juventino Kestering.  Os trabalhos foram conduzidos pelo Padre José Éder Ribeiro Lima, coordenador diocesano de pastoral. O tempo foi organizado com agenda pastoral e agenda de vida do presbitério Constou da pauta pastoral: Encaminhamentos das decisões da Assembleia Diocesana de 2019. Reunião por Foranias para Análise da realidade das foranias; Eventuais sugestões de mudanças das foranias; Eleição ou confirmação do vigário forâneo; Foram indicados como padres Forneio: Forania Norte, Padre Jefferson W. Aragão, pároco da Paróquia São Francisco de Assim em Jaciara; Forania Leste, foi reconduzido padre Nazaré Paniago, pároco de Alto Araguaia, Foramia Sudeste, Padre Arthur Brito, pároco de São José do Povo e forania Rondonópolis, Padre Milton Gomes Gonçalves, todos para um período de dois anos.

Após almoço o encontro dedicou-se à Organização do calendário de atividades das forania, sugeriu e realizou a descentralização do Setor Juventude. Eleição do padre responsável em cada forania, Organização do calendário diocesano de atividades pastorais e datas  próprias para a vida do presbitério com diversas sugestões de temas, de metodologia e como ~ultima agenda do dia a Escola de formação para leigos oferecida elo Regional Oeste2 para a diocese em quatro módulos. No final da tarde os presbíteros celebraram a eucaristia presidida por dom Juventino Kestering e após a missa todos participaram de uma confraternização, como espaço de convivência, de partilha e de comunhão. Na amanha do dia 4, após a oração matinal os trabalhos retornaram primeiramente com a presença do Advogado Dr. Stalin Paniago que esclareceu sobre temas referentes à menores e outras situações. Foi um tempo de partilha, de esclarecimentos e de algumas decisões referentes à vida do presbitério. Na ocasião também foi realizado: Reflexão sobre a realidade do nosso presbitério, no momento atual; Apresentação do decreto e estudo do Papa para proteção de menores; o sentido e significado do representante de presbíteros e eleição do representante dos presbíteros para o próximo triênio. Foi eleito padre Arthur Brito, pároco de São José do Povo que vai juntamente com uma equipe olhar para a vida do s presbíteros e ao mesmo tempo faz parte do conselho de Presbítero.

Após alguns encaminhamentos e palavras do bispo e com a oração deu-se por encerado o encontro de presbíteros.

Pastoral da Comunicação – Pascom