Visita do Bispo em Guiratinga – MT

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2029, dom Juventino Kestering estepe presente na Paróquia são João Batista, em Guiratinga. Na noite do dia 29 presidiu a eucaristia com a celebração de crisma de 37 crismandos entre jovens e adultos.

Já no dia 30 de novembro, além da convivência com os padres Renato, pároco e  Pe. Aladim, vigário, dom Juventino juntamente com o contador da diocese, Ercílio Edmundo Pereira visitaram as obras sociais da paroquia. Iniciou com a presença no Patronato São José, sob a coordenação das Leigas Consagradas “Maria Mãe do Divino Amor”. O Patronato, localizado numa área pobre da cidade atende crianças e adolescentes com diversas atividades educacionais, esportivas e formativas, além de alimentação, Um obra que resgatou muitas crianças e adolescentes e os indicou novos caminhos de vida.

Ainda na parte da manhã dom Juventino se dirigiu para a Casa de Repouso “Madre Gaetana”, que atualmente recolhe 36 idosos indicados pelas autoridades competentes e que não tem condições de cuidados domiciliares. Uma obra social de grande importância que conta com aos serviços de uma diretoria que presta serviços voluntários e coordenação das Irmãs da Divina Vontade. Casa Gaetana é uma obra social fundada, no passado, pelo bispo da cidade, Dom Camilo Faresim. Além de uma reunião com a diretoria, dom Juventino visitou as obras de reforma dos banheiros, que é uma parceria com a fundação Faresim, de Breganze, Itália. Ainda no final da manhã marcou presença na residência das Irmãs da Divina Vontade, conversando com elas, escutando e animando na missão.

Já na parte da tarde, dom Juventino, Padre Renato e Ercílio visitaram as Obras Sociais de outro bairro carente, na entrada da cidade: “Obra Social Criança Feliz”. Trata-se de um trabalho de integração de crianças carentes, em torno de quarenta que aos sábados se reúnem para brincadeiras interativas, esporte, teatro, reforço escolar e lanche partilhado. É uma obra muito carente, que necessita de infraestrutura e de equipamentos para melhorar o funcionamento.

À noite dom Juventino se dirigiu à comunidade Vale Rico onde presidiu a missa com crisma de dezessete adultos e jovens. Impressionou o entusiasmo da comunidade nos cânticos, nas orações e na participação. Após a celebração todos participaram de uma partilha de alimentos como expressão da vida de comunidade. Convém ressaltar que a maioria dos crismados veio de assentamentos distantes e de fazendas. Apesar da chuva o templo estava repleto de crianças, jovens, adultos e idosos.

Guiratinga é uma cidade antiga, remonta do tempo do auge do garimpo de diamante. Foi Prelazia e diocese. Mas com o esvaziamento do garimpo toda região passou por uma crise econômica e por esvaziamento da população. Estes e outros fatores levaram o Papa Francisco, em 2014 a extinguir a diocese de Guiratinga e anexá-la à diocese de Rondonópolis, formando a nova diocese de Rondonópolis Guiratinga.

Pastoral da Comunicação- Pascom