Paróquia São Francisco de Assis

EM JACIARA – MT

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, Dom Juventino Kestering se dirigiu para a paróquia São Francisco de Assis, Jaciara, nesta diocese de Rondonópolis-Guiratinga para celebrar o sacramento da crisma. Na noite de 27, entre adultos e jovens eram 76 crismandos e no dia 28, mais sessenta e sete crismandos. Em ambas as celebrações o templo estava repleto de cristãos que participaram ativamente dos cânticos e orações. Na homilia Dom Juventino exortou sobre a importância do “pertecimento a uma comunidade que ajuda a manter a fé e a inserção na comunidade cristã. O Espirito Sanyo é força, energia, luz vida”. O clima era celebrativo e participativo.

A história ensina: “A pequena comunidade de Jaciara começou a crescer e tomar forma. Para as celebrações e catequese era usado o Grupo Escolar. Desde que  as Irmãs Catequistas Franciscanas se estabeleceram em Gustavo Dutra (São Vicente) em 1º de fevereiro de 1954 elas começaram a visitar Jaciara para dar aula de catequese preparar as crianças para primeira comunhão. A assistência religiosa era dada por Frei Reinaldo e entre os anos de 01 de fevereiro de 1957 a 20 de dezembro de 1961 e pelas Irmãs: Luzia Maria Schweitzer, Inês Smiderle, Julieta Hoepers, Laura Silva e outras que vinham de São Vicente”.

Hoje a paróquia conta com vinte comunidades urbanas e rurais: Bairro João de Barro, Bairro Planalto, Bairro Santa Rita,  Bairro Santa Luzia, Bairro Santo Antônio, Bairro São Sebastião, Cohab São Lourenço, Jardim Aeroporto, Bairro Leblon e Esmeralda, Buriti (Escola rural a 20 km da paróquia),  Escola  São Vicente, Formiga, Distrito de Celma, Fazenda Vertente, Fazenda Bom retiro, Usina Pantanal, Fazenda São José da Serra e Fazenda Girassol” e tem como Pároco Pe. Jefferson Klayton V Aragão e como vigário paroquial Pe. José Cobo Fernandez e colaboração das Irmãs Catequistas Franciscanas.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis Guiratinga