“Eu vim para que todos tenham vida”

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS REALIZA ALMOÇO COMUNITÁRIO

A paróquia Sagrado Coração de Jesus, diocese de Rondonópolis-Guiratinga reuniu os pobres, peregrinos, moradores de rua para um almoço no DIA MUNDIA DOS POBRES, 17 de novembro de 2019.

Em 1917 o Papa Francisco vendo a quantidade de pobres nos arredores do Vaticano, ordenou um departamento próprio para o atendimento humano, espiritual, social e religioso dos mesmos. Além de alugar alojamentos, oferecer local para os pobres lavarem as roupas e tomar banho, o papa também instituiu o Dia Mundial dos Pobres, como uma busca de conscientizar a humanidade sobre o grave problema que aflige a humanidade que é a fome. Ordenou que no mundo inteiro a Igreja Católica faça alguma ação concreta em favor dos pobres, mesmo que seja um simples banquete com mesas, toalha, cadeira e alimentação condigna. O almoço foi preparado por equipe de leigos e leigas da paróquia Sagrado Coração de Jesus, contou com o serviço à mesa dos vocacionados franciscanos, com os freis franciscanos e dom Juventino Kestering.

Antes do almoço, em um momento de integração, o pároco Frei. André Luiz, explicou o sentido do dia e dom Juventino lembrou as palavras do papa “que os miseráveis não são descartáveis, mas sinal se que algo está errado no mundo”.

Momentos expressivo foi a integração, dos jovens vocacionados, freis e bispo e mais algumas pessoas sentaram em uma das mesas onde estavam os pobres para assim não haver descriminação, mas todos irmãos e irmãs.

Em Roma neste dia 17 de novembro, com um gesto profundamente significativo para a fé cristã Papa Francisco almoçou com cerca de 1,5 mil moradores de rua no Vaticano para celebrar o Dia Mundial dos Pobres. O pontífice celebrou uma missa na Basílica de São Pedro dedicada à conscientização sobre a pobreza no mundo. Francisco criticou a indiferença da sociedade aos mais desfavorecidos. “Meus pensamentos vão para aqueles que promovem iniciativas de solidariedade para dar esperança concreta aos mais desfavorecidos”, disse o papa na praça São Pedro, antes do almoço. E ainda lamentou que “a ganância de algumas pessoas ricas estão agravando o sofrimento dos pobres”.

Ensina o Papa: “A opção pelos últimos, por aqueles que a sociedade descarta e lança fora, é uma escolha prioritária que os discípulos de Cristo são chamados a abraçar para não trair a credibilidade da Igreja e dar uma esperança concreta a tantos indefesos. É neles que a caridade cristã encontra a sua prova real, porque quem partilha os seus sofrimentos com o amor de Cristo recebe força e dá vigor ao anúncio do Evangelho.

Pastoral da comunicação – Pascom