saudamos a Nossa Senhora de Aparecida

MÃE MORENA

Hoje é um dia de alegria para a Igreja Católica Apostólica Romana, neste dia é comemorado em todo o Brasil o dia da Padroeira “Nossa Senhora de Aparecida”.

A Virgem Maria é conhecida por inúmeros títulos epítetos, invocações e outros nomes poéticos. Assim, uma variedade e diferentes títulos são usados pelas igrejas Romana Católica, Ortodoxa, Cóptica e Anglicana. Os títulos dados à Santíssima Virgem em sua maioria são derivados das práticas de veneração (Devoção) e das doutrinas marianas e também pelas suas aparições como “Nossa Senhora de Fátima”.

Os incontáveis títulos atribuídos a Nossa Senhora, alguns muito conhecidos e outros não. A tão popular Ladainha de Nossa Senhora evoca mais de 50 nomes. Isto ocorre devido ao aspecto geográfico e cultural, pois os fiéis católicos estão espalhados em diversas nações em suas respectivas culturas e costumes pelo mundo.

Em cada País existe uma Padroeira, México “Nossa Senhora de Guadalupe”, nos Estados Unidos “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”, a padroeira de cada País traz consigo uma história de fé, e no Brasil não é diferente.

A história da  aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes, porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo, devido a fé dos pescadores e a Intercessão da Virgem Maria, os pescadores conseguiram pescar muitos peixes.

A princesa Isabel se fez romeira da santa e lhe ofereceu, régio presentes.

Em dezembro de 1868, ofereceu-lhe um manto, com 21 estados brasileiros; em 6 de novembro de 1884, ofereceu-lhe uma coroa de ouro, cravejada de brilhantes, a mesma com que a imagem foi coroada Rainha do Brasil de 1904.

A mesma coroa se encontra na Imagem de Nossa Senhora de Aparecida na Basílica de Aparecida do Norte.

Isabel, filha do último Imperador do Brasil, Dom Pedro II, nasceu em julho de 1846. Casou-se com 18 anos, com Dom Luiz Felipe d’ Orleans, o Conde d’eu e governou o Brasil por três vezes. Na terceira vez, assinou a Lei Áurea, e aboliu a escravidão.

Por esse motivo nobre o Papa Leão XIII lhe concedeu a Rosa de Ouro, em 28 de setembro de 1888. A princesa foi a única brasileira a receber a rosa de ouro. Os outros dois exemplares foram dedicados ao Santuário Nacional de Aparecida pelos Papas Paulo VI em 1965 e Bento XVI em 2007.

Padre Lucas Emanuel Ressalta:

“Olhamos como Deus está atento às nossas realidades. A imagem apareceu no momento em que havia muitos negros escravos. Significa que Deus não concorda com a escravidão e quer que todos nós tenhamos dignidade e liberdade”.

A devoção da “mãe negra” foi se espalhando, primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

Saudamos a Nossa Senhora de Aparecida com a oração da “Ave Maria”.

Pedimos a vossa proteção e Interseção.

“Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus”

Cantor Roberto Carlos.

Eliene Paulina