1° Semana do Sínodo

RESUMO DA SEMANA DO EVENTO

O Sínodo especial com o tema  “Amazônia: novos rumos para a Igreja e para uma Ecologia Integral” teve início no dia 06 de outubro de 2019 com a celebração presidida pelo papa Francisco na Basílica São Pedro.

O Sínodo dedicou três dias de escuta quando, cento e sessenta e dois  delegados fizeram  intervenção de quatro minutos momento em que o  papa convidava os participantes para o silêncio e oração.

As intervenções, tendo como base o Instrumento de Trabalho preparatório, tiveram como objetivo a realidade, a vida, a evangelização e a igreja na Amazônia.  Com este rosto da realidade os participantes foram organizados em grupos com dezesseis participantes e durante dois dias aprofundaram os temas sugeridos, por meio de anotações.

Os relatores se reuniram  durante a noite  na manhã de sábado, com a presença do papa que preside,  serão apresentados os eixos  indicativos e intervenções livres.

O clima é de busca,  de caminhos, unidade, de comunhão dos bispos,  padres, teólogos, estudiosos, religiosas e leigos que  realmente amam a igreja,  a Amazônia e querem encontrar, à  luz do Santo, os melhores caminhos para a presença da igreja nesta vasta  região com seus desafios.

Há uma unidade e basicamente as mesmas preocupações  de todos os pais e integrantes. Percebe-a presença o Espírito Santo conduzindo a igreja.

Pascom – Pastoral da Comunicação

Diocese de Rondonópolis – Guiratinga