Rito de envio do Bispo ao Sínodo

NA CATEDRAL SANTA CRUZ

No dia 29 de setembro as 22 paróquias da diocese de Rondonópolis-Guiratinga realizaram o rito simbólico de envio do bispo Dom Juventino Kestering da diocese de Rondonópolis – MT, para participar do Sínodo. O rito foi realizado de maneira presencial na missa das 19:00 horas, na Catedral Diocesana de Rondonópolis-Guiratinga.

No final da missa, antes da bênção o Pároco, Padre José Éder Ribeiro Lima assim se expressou: “Entre os dias 6 a 27 de outubro de 2019, em Roma, a Igreja realiza o Sínodo com o tema: Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Entre os 250 delegados escolhidos pelo Papa está nosso bispo dom Juventino. Vamos acender a vela como símbolo da luz do Espírito Santo que deve brilhar, iluminar o Sínodo”. E a assembleia cantou o cântico “A nós descei divina Luz”.

Padre José Éder prosseguiu: “Neste dia, 29 de setembro, em todas as Catedrais dos países: Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Brasil (estados de Amapá, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Tocantins e Amazônia) e nas demais dioceses do Brasil realiza-se tempo intenso de oração pelo Sínodo e ao mesmo tempo, envio do bispo de cada diocese da Amazônia”.

E concluiu entregando a vela: “Senhor bispo, vai em nosso nome,  como enviado de nossa Diocese, como mensageiro do Evangelho a serviço da vida e da esperança, represente-nos bem, ficamos em sintonia de oração, vai em obediência ao pedido de Jesus: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho”,  Diga ao Papa que nós estamos em oração, amamos a Igreja de Jesus Cristo e  queremos ajudar a Igreja na Amazônia.

Após estas palavras entregou uma vela acesa ao Bispo e a comunidade cantou:

– Vai, vai missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor. Cristo também chegou para anunciar: não tenhas medo de evangelizar.

– Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus à América Latina e aos sofridos povos seus que passam fome, labutam, se condoem, mas acreditam na libertação.

– Se és cristão, és também comprometido, chamado foste tu e também foste escolhido

pra construção do Reino do Senhor. Vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.

Dom Juventino concluiu com as palavras: Prezado pároco, prezado Povo de Deus, coordenações e lideranças das pastorais, movimentos, serviços, comunidades religiosas, jovens saibam todos que estou indo à Roma em obediência ao papa, porque amo a Igreja Católica e quero dar o melhor de mim em favor da Igreja na Amazônia. Conto com as orações de vocês.

Pastoral da comunicação – Pascom