Rito da entrega da palavra de Deus

CATEQUISTAS EVANGELIZANDO

Na noite do dia 17 de setembro, na comunidade Divino Espirito Santo, Paróquia da Catedral Santa Cruz, em Rondonópolis, com missa presidida por dom Juventino Kestering, um grupo de crianças e adolescentes do nível comunhão eucarística participou do rito da entrega do Livro da Palavra de Deus.

Após a oração da celebração, os catequizandos trouxeram o livro da Palavra de Deus, rodeado de velas acesas. Deste livro foi proclamada a liturgia da Palavra. Após o Evangelho, o bispo exortou sobre o sentido dos ritos para a catequese de iniciação à vida cristã, bem como o sentido do rito da entrega da Palavra de Deus.

Em seguida o bispo solicitou aos pais para que empregassem a bíblia a seus filhos e filhas. Após, orientado pelo bispo, os catequizandos colocaram a bíblia na cabeça, no coração, nos ouvidos e na boca para que a Palavra de Deus entre na vida através de todos os sentidos. E finalmente solicitou que para abrir o livro e alguns catequizandos leram uma frase da página em que abriram a bíblia. O rito finalizou com o abraço dos familiares que se alegraram pelo crescimento na fé de seus filhos.

A entrega dos símbolos e os ritos da iniciação são educadores. Querem transmitir algo do mistério de Deus. Catequista, catequizandos e a comunidade precisam sentir o quão especial são os ritos e a entrega da Palavra de Deus. Assim assumem se dedicarem ao crescimento da fé e se inserirem na comunidade, a Igreja.

A comunidade testemunhou sua fé elevou as preces a Deus por ver que crianças e adolescentes através da Palavra vão se fortalecer e santificar a Igreja de Cristo. A Palavra de Deus é fonte e o alicerce da catequese bem como da vida de todos nós cristãos. Os cristãos se fortalecem pela eucaristia, pela Palavra e pela Caridade. É importante cada um acolher de coração aberto a Palavra e estar sempre disposto a ouvir tudo que Deus nos fala através da Bíblia.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Diocese de Rondonópolis Guiratinga