Religiosas e religiosos em formação

Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”

Na manhã do dia 14 de setembro de 2019 as religiosas e religiosos com residência na diocese de Rondonópolis-Guiratinga se reuniram para uma manhã de oração, formação e informações. O evento realizou-se na casa Sede da Província das Irmãs Catequistas Franciscanas. Constou da programação, momento de acolhida, oração do dia da Exaltação da Santa Cruz e estudo sobre o Sínodo: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”

Dom Juventino foi convidado para desenvolver esta reflexão. Ressaltou a importância do Sínodo após o Papa Paulo VI que reintroduziu na Igreja a pratica dos Sínodos que tem a finalidade de reunir, congregar temas comuns que envolvem a Igreja tendo como ponto comum o Papa, uma vez que é ele que convoca, preside e faz a Exortação apostólica Pós-Sinodal. Com base no Instrumento de Trabalho enfocou aspectos do Sínodo a se realizar em Roma entre os dias 06 a 27 de outubro de 2019. “Quando se conhece a realidade da Igreja na Amazônia, quem vê, sente, lê o que está acontecendo com a Amazônia certamente há de entender a importância deste momento para a Igreja na Amazônia e da Amazônia para o Brasil e para a Ecologia Integral, afirmou. Recordou também que Ecologia Integral é a grande novidade da Laudato Si’ do Papa Francisco.

O Papa afirma: que “ecologia integral vê todos os fatos e fenômenos interligados. Esse e o ponto central de sua construção da ecologia. Requer mudança de mentalidade, de postura, a passagem do extrativismo, colonizador, explorador das riquezas naturais para uma nova postura de usufruir, mas cuidar. Papa propõe “Ecologia Integral e justiça ambiental no cuidado da “Casa Comum” que é este planeta.

Pastoral da comunicação-Pascom